Portal de Angola
Informação ao minuto

Catedral Notre Dame de Paris em chamas

O incêndio terá começado pelas 18h50 nos sótãos da Catedral de Notre Dame (Benoit Tessier, Reuters)

RTP

Um incêndio deflagrou na Catedral de Notre Dame em Paris esta tarde, confirmou um porta-voz do corpo de bombeiros.

Era visível uma nuvem de fumo a subir entre as duas torres sineiras da Catedral, enquanto as chamas devoravam a cobertura.

Cerca de uma hora depois do início do incêndio, uma das torres da catedral ruiu.

A área em torno da Catedral foi evacuada e uma enorme operação de socorro está em curso. O Presidente francês, Emmanuel Macron, cancelou entretanto o discurso à nação marcado para esta segunda-feira, devido ao “terrível incêndio” na Catedral.

No Twitter, os internautas estão a publicar as imagens em direto do incêndio.

De acordo com o jornal Le Monde, o incêndio terá começado nos sótãos cerca das 18h50 locais e alastrado rapidamente. Na altura estava a decorrer a habitual Missa diária das 18h00.

É impossível para já perceber a origem das chamas ou calcular a extensão dos estragos.

A Catedral de Notre Dame, um dos monumentos mais visitados do mundo, estava em obras de restauro há mais de um ano.

Na reação a este incêndio, o Presidente norte-americano diz-se horrorizado com as imagens da Catedral em chamas. “Talvez se pudessem usar aviões-tanque para o apagar. Têm de agir rapidamente!”, sugeriu Donald Trump.

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, e situa-se na pequena ilha Île de la Cité no meio do rio Sena.

A sua construção iniciou-se no ano de 1163, dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo, de acordo com o estilo gótico em todo o seu esplendor, de colunas altas e arcos para sustentar o peso dos telhados.

As suas janelas, mais amplas e altas do que as anteriores igrejas românicas, foram decoradas com vitrais que filtravam a luz natural.

Além das duas torres sineiras características, visíveis acima dos telhados parisienses, a imensa rosácea no extremo da grande nave foi sempre uma das imagens icónicas da Catedral.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »