Portal de Angola
Informação ao minuto

Somália: Morre em ataque aéreo o número dois do Estado Islâmico

Forças de segurança da Somália (DR)

O vice-líder do grupo Estado Islâmico na Somália foi morto, neste domingo, 14, num ataque aéreo, disse, à VOA, um ministro regional daquele país.

Abdisamad Mohamed Gallan, ministro da Segurança da região de Puntland, disse ao serviço somali da VOA que o ataque aéreo que matou Abdihakim Mohamed Ibrahim, conhecido como Dhoqob, aconteceu entre as aldeias de Hol Anod e Hiriro.

Gallan disse que o ataque atingiu o veículo que transportava Dhoqob e outra pessoa, que também morreu. A identidade da segunda pessoa não foi revelada.

“O veículo foi queimado”, disse uma testemunha que não quis ser identificada.

O Estado Islâmico na Somália é liderado pelo religioso Abdulkadir Mumin, ex-estudioso do al-Shabab.

Mumin abandonou o al Shabab, em Outubro de 2015, e prometeu a sua lealdade ao líder do Estado Islâmico, Abu Bakr Al-Baghdadi.

Dhoqob era o braço direito de Mumin e apareceu em vídeos produzidos pelo grupo. Mumin sobreviveu a outro ataque aéreo no seu esconderijo montanhoso na região de Bari em Novembro de 2017.

“A morte de um dos seus principais líderes acelerará a sua erradicação”, disse o ministro Gallan.

As autoridades de Puntland não comentaram quem levou a cabo o ataque, mas os militares norte-americanos em África têm sido implacáveis contra militantes na Somália.

Apenas neste ano, os Estados Unidos realizaram mais de 30 ataques aéreos, todos eles contra a al-Shabab.

Especialistas dizem que o Estado Islâmico tem entre 200-300 homens na Somália.

Al-Shabab e IS confrontam-se nas áreas montanhosas do leste desde dezembro do ano passado. O Al-Shabab prometeu eliminar o seu rival Estado Islâmico, acusando-o de “dividir os jihadistas”.

As autoridades de segurança disseram à VOA Somali que o Estado Islâmico perdeu parte de seu território para o Al-Shabab.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »