Portal de Angola
Informação ao minuto

Pompeo encerra visita ao Peru

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, durante colectiva de imprensa no palácio presidencial em Lima, Peru, em 13 de Abril de 2019 (AFP / Ernesto BENAVIDES)

AFP

O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, encerrou neste domingo sua visita ao Peru e partiu para a cidade colombiana de Cúcuta, principal destino de centenas de milhares de venezuelanos que fogem da crise em seu país.

Após assistir a uma missa de Domingo de Ramos em uma igreja protestante de Lima, Pompeo partiu pouco depois do meio-dia para a Colômbia, última escala de seu périplo sul-americano, iniciado na sexta-feira no Chile.

O secretário de Estado conversou também por telefone no sábado sobre a crise venezuelana com o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, segundo seu porta-voz.

“Eles (…) prometeram continuar trabalhando juntos para abordar a crise política, económica e humanitária na Venezuela, e seus efeitos nos vizinhos da Venezuela, e a necessidade de que os actores externos, incluindo Cuba, Rússia e China, deixem de apoiar Nicolás Maduro”, disse o porta-voz Morgan Ortagus em comunicado.

O chefe da diplomacia americana reiterou o apoio de Washington, “neste tão difícil tempo de transição”, ao opositor venezuelano Juan Guaidó.

Pompeo elogiou também a campanha antidrogas do Peru, que permitiu erradicar milhares de hectares de cultivos de folha de coca, matéria-prima da cocaína.

O Peru é um dos três maiores produtores de cocaína no mundo e produz mais de 400 toneladas por ano, segundo dados oficiais.

“Apesar da gravidade da situação na Venezuela”, Pompeo ressaltou que o tema “não monopolizou” suas negociações em Lima, e destacou que também discutiram “sobre como o Peru tem combatido a corrupção pública como uma de suas prioridades”.

O futuro de quatro ex-presidentes peruanos está nas mãos do Judiciário em casos ligados à construtora Odebrecht.

O secretário de Estado reiterou em Lima as críticas que fez em Santiago à China, que tem expandido sua presença na América Latina.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »