Portal de Angola
Informação ao minuto

Lunda Sul: Presidente do CNJ defende revisão da reforma educativa

JOÃO MATEUS - PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DA JUVENTUDE (FOTO: FRANCISCO MIUDO)

Angop

O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), João Mateus, defendeu neste sábado, em Saurimo, a criação de uma comissão que se responsabilize na revisão da reforma educativa e dos aspectos ligados à docência, visando a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem no país.

Durante o acto central do Dia da Juventude Angolana, que hoje se assinala, João Mateus disse ser necessário proceder ao levantamento real das escolas inoperantes em todo o país e às condições que atendam ao isolamento dos professores.

Considerou fundamental alargar o número de escolas beneficiárias da meranda escolar, para garantir melhor aproveitamento das crianças, uma vez que o nível de pobreza ainda é visível e constitui factor de influência negativa para a qualidade de ensino e aprendizagem.

No domínio do empreendedorismo, emprego e formação técnico profissional, o responsável defende igualdade de oportunidades para todos, sendo que a iniciativa privada e o fomento à criatividade devem ser protegidos pela legislação.

Sugere igualmente políticas que simplificam e obrigam as entidades empresariais o acesso aos estágios profissionais e o surgimento nas universidades de pequenas empresas que realizem actividades em vários ramos através de aplicação de tecnologias que garantam o desenvolvimento sustentável.

O acto central ficou igualmente marcado com a implementação na Lunda Sul do projecto “Juventude Informada, Responsável e Organizada” (JIRO), que visa munir os adolescentes e jovens com informações e habilidades que lhes permitam optar por atitudes correctas perante a sexualidade.

O projecto, segundo a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento, visa igualmente afastar os jovens dos perigos das drogas e do consumo desregrado de bebidas alcoólicas e outras práticas que condicionam o desenvolvimento intelectual e socioeconómico desta franja.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »