Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola-Turquia: Chefes da diplomacia reúnem-se em Antália

MINISTROS DAS RELAÇÕES EXTERIORES DE ANGOLA, MANUEL AUGUSTO, E DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DA TURQUIA, MEVLUT ÇAVUSOGLU (FOTO: CEDIDA)

Os ministros das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, e dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Çavusoglu, mantiveram, este sábado, um encontro privado em Antália, considerada a capital turística turca, com foco no estreitamento das relações bilaterais, escreve a Angop.

O ministro Manuel Augusto qualificou o encontro de “frutífero”, numa breve nota publicada na página do Ministério das Relações de Angola no Twitter.

Manuel Augusto chegou a Antália cerca das 23 horas locais de sexta-feira (21, em Luanda) e leva consigo uma agenda focada no reforço e incremento das relações entre os dois países, assim como a identificação de novas áreas de cooperação.

As repúblicas de Angola e da Turquia estabeleceram relações diplomáticas a 9 de Julho de 1980, tendo as mesmas ganho novo impulso em 2008, ano em que foi assinado, em Ancara, um acordo de cooperação comercial, económica e técnica entre os dois governos.

Os dois países têm igualmente assinado um memorando de entendimento entre as autoridades aeronáuticas, bem como um processo verbal da primeira sessão da comissão conjunta de comércio, cooperação económica e técnica, e um outro acordo no domínio do ensino superior.

Antigamente conhecida como Adália, a actual Antália é uma cidade situada na costa mediterrânica do sudoeste do território turco.

Capital da província homónima, dá igualmente nome a um dos maiores golfos da costa turca e tem um população de mais de um milhão de habitantes.

O ministro das Relações Exteriores angolano, que, no encontro, esteve acompanhado do embaixador de Angola na Turquia , José Patrício, deve regressar a Angola ainda este domingo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »