Portal de Angola
Informação ao minuto

Ruy Mingas homenageado no Show do Mês

RUY MINGAS (ARQUIVO) (FOTO: JOARNAL DE ANGOLA)

O projecto musical Show do Mês homenageia, no dia 27 do corrente, em Luanda, Ruy Mingas, um dos nomes mais sonantes da música angolana, cuja carreira musical é superada pela ligação com o desporto (atleta internacional/ministro) e política (embaixador).

Denominado “Cantar Ruy Mingas”, o evento colocará em palco vários nomes da música nacional, que vão prestar homenagem a este “monstro”, interpretando temas da sua autoria.

Clássicos como “Meninos do Huambo”, “Adeus a hora da partida”, “Morro da Maianga”, “Makesu”, “Kolonial”, “Birin Birin”, entre outros, não deverão faltar no reportório do concerto a ter lugar no Centro de Conferência de Belas.

Kizua Gourgel, Sandra Cordeiro, Toty Samed, Zé Kafala, Daniel Nascimento, Edizila, Gari Sinedima, Dodó Miranda e os Lirikus foram os escolhidos para interpretar Ruy Mingas, numa homenagem com directo a transmissão no Youtube, segundo a organização.

Ruy Alberto Vieira Dias Mingas deu um grande contributo na massificação da cultura angolana, tendo musicado poemas de vários poetas nacionais, incluindo alguns do primeiro presidente angolano, António Agostinho Neto e António Jacinto, com destaque para “Adeus a hora da partida” e “Monangamba” respectivamente.

Além da música, exerceu, entre várias, as funções de embaixador de Angola em Portugal e Ministro da Juventude e Desportos.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »