Portal de Angola
Informação ao minuto

Descarga eléctrica mata dois irmãos na Ganda

município da Ganda (Foto: Clemente dos Santos)

Dois irmãos menores morreram, um rapaz de sete anos de idade e uma menina de nove, na vila do Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela), em consequência de uma descarga atmosférica, soube hoje a Angop de fonte da administração local.

Segundo a fonte, o incidente acorreu por volta das 15h00 desta terça-feira (09), no bairro de Kaliweque, arredores da vila, quando os dois menores, na companhia de outros petizes, encontravam-se a brincar fora de casa enquanto chovia, sendo surpreendidos pelo fenómeno atmosférico.

Entretanto, Cândido Caiumbuka, uma das testemunhas oculares, disse que no momento do incidente as vítimas já estavam de regresso a casa.

“Foi tudo muito rápido, os miúdos foram surpreendidos pelo raio, pois chovia muito e havia muitas trovoadas”, explicou

Os restos mortais dos dois irmãos foram a enterrar nesta quarta-feira, no cemitério local, tendo a administração comunal da Babaera apoiado os familiares com alguns bens de primeira necessidade, em gesto de solidariedade para com a família enlutada.

Na mesma senda, segundo testemunhos, seis cabeças de gado bovino morreram nos últimos oito dias, igualmente na vila do alto Catumbela, devido as descargas atmosféricas, tendo ainda danificado um dos grupos geradores que fornecia energia eléctrica à administração municipal da Ganda, o que está a causar a paralisação dos seus serviços administrativos e a emissão de programas do centro de produção radiofónico local do grupo Rádio Nacional de Angola.

A falta de pára-raios em diversos pontos do município, propenso a muitas descargas eléctricas na época chuvosa, é apontada como a causa dos incidentes recorrentes naquela região planáltica ( está entre 1200 a 1600 metros acima do nível do mar) da província de Benguela, registando-se muitas mortes e a destruição de infra-estruturas socioeconómicas.

Só desde Dezembro de 2018, eleva-se para 12 o número de vítimas mortais provocadas por descargas atmosféricas no município, para além da perda de dezenas de cabeças de gado.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »