Portal de Angola
Informação ao minuto

Bolsonaro felicita reeleição de Netanyahu

Bolsonaro cumprimenta Netanyahu em Jerusalém (Arquivo) (POOL/AFP / Menahem KAHANA)

AFP

O presidente Jair Bolsonaro felicitou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, um de seus principais aliados internacionais, por sua vitória nas eleições desta terça-feira, que o levaram a conquistar o quinto mandato.

“Parabenizo @netanyahu pela grande vitória e pela renovação de seu mandato como Primeiro Ministro de Israel. Bibi é um grande líder e seguiremos trabalhando juntos pela prosperidade e pela paz dos nossos povos, com base em nossos valores e convicções profundas”, afirmou o presidente no Twitter.

Desde a campanha eleitoral que o levou ao poder em janeiro deste ano, Bolsonaro estreitou seus laços com Israel. Netanyahu foi um dos poucos chefes de Estado, ou de Governo, estrangeiros que compareceram à cerimônia de posse do novo presidente.

Acompanhado por Netanyahu – um gesto sem precedentes na diplomacia mundial -, Bolsonaro visitou em 1º de abril o Muro das Lamentações, um lugar sagrado do judaísmo localizado em Jerusalém Oriental, parte da cidade que os palestinos reivindicam como a capital do seu futuro Estado.

Durante décadas, líderes estrangeiros evitaram aparecer junto a um líder israelense diante do Muro das Lamentações para não se posicionarem em questões de soberania.

Desde sua campanha eleitoral, Bolsonaro prometeu que mudaria a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, seguindo os passos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, outro de seus novos aliados.

Mas essa promessa foi adiada por enquanto, diante de represálias comerciais que poderiam ser sofridas por parte dos Estados árabes, alguns dos quais importantes importadores de carne brasileira.

Em vez disso, Bolsonaro anunciou a abertura de um escritório comercial em Jerusalém.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »