Portal de Angola
Informação ao minuto

Vitória nas legislativas de Israel atribuída a Netanyahu

(Euronews)

A vitória nas eleições legislativas em Israel é já atribuída a Benjamin Netanyahu, depois de uma votação renhida e de um anunciado empate técnico com Benny Gantz.

De acordo com a Euronews, a noite foi de incerteza e expectativa em Israel. Numa das mais disputadas eleições legislativas nem as sondagens à boca das urnas deixaram antever quem seria o próximo primeiro-ministro do país.

Perante uma votação taco-a-taco e projeções a apontar para o empate técnico, os candidatos Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, declararam vitória em simultâneo.

Sem resultados definitivos, o atual primeiro-ministro celebrou entre os apoiantes o que considerou ser “uma clara vitória nas eleições”.

“Estou muito comovido com o facto de que o povo de Israel tenha novamente depositado a confiança em mim, pela quinta vez, que tenha ainda mais confiança. (…) Tenciono concluir rapidamente o trabalho com vista a formar um governo nacional estável”, anunciou Netanyah.

Com 96% dos votos contados, o partido de Netanyahu garantia já entre 65 e 67 deputados entre os 120 assentos do Knesset, o parlamento israelita. Uma maioria assegurada por uma coligação entre o partido Likoud, do primeiro-ministro, e os aliados religiosos e de extrema-direita.

Para trás fica o Azul e Branco, do principal opositor, um partido de centro-esquerda, que, pela mão do estreante Benny Gantz, estima-se ter chegado aos 55 assentos no Knesset.

Cabe agora ao presidente decidir quem tem melhores condições para ser primeiro-ministro e perguntar aos partidos com assento parlamentar se apoiam o nomeado e só depois o vencedor terá cerca de um mês para formar a coligação.

Ao permanecer no poder, Benjamin Netanyahu torna-se no primeiro-ministro há mais tempo à frente dos destinos de Israel.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »