Portal de Angola
Informação ao minuto

Trump diz que vitória de Netanyahu aumenta chances de paz no Oriente Médio

Donald Trump e Benjamin Netanyahu (DR)

Reuters | Steve Holland

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que a reeleição do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, após uma eleição nacional melhora as chances de paz entre Israel e os palestinos.

“Todo mundo diz que você não pode ter paz no Oriente Médio, com Israel e os palestinos”, disse Trump a repórteres na Casa Branca.

“Acho que temos uma chance. Acredito que agora temos mais chances com Bibi tendo vencido”, disse Trump, referindo-se a Netanyahu, que lidera o partido conservador Likud, por seu apelido.

Netanyahu assegurou um caminho claro para a reeleição nesta quarta-feira, que representaria um quinto mandato recorde no cargo, com partidos religiosos de direita prontos para conceder-lhe uma maioria parlamentar, apesar de uma disputa acirrada com seu principal desafiante, um ex-general de centro, de acordo com os resultados oficiais.

“Ele tem sido um grande aliado e é um amigo. Eu gostaria de parabenizá-lo por uma eleição bem pensada”, disse Trump.

Durante a campanha eleitoral, Netanyahu destacou a sua estreita relação com Trump, que encantou israelitas e irritou palestinos ao reconhecer Jerusalém como a capital de Israel em 2017 e transferindo a embaixada dos EUA para a cidade sagrada em Maio de 2018.

A última ronda de conversações de paz mediadas pelos EUA entre Israel e os palestinos entrou em colapso em 2014.

Uma equipa liderada pelo assessor e genro de Trump, Jared Kushner, está a trabalhar num plano de paz israelo-palestino, mas não divulgou detalhes.

O principal negociador palestino, Saeb Erekat, disse em referência à eleição: “Israelitas votaram para preservar o status quo. Eles disseram ‘não’ à paz e ‘sim’ à ocupação”.

Os palestinos exigem um retorno total às fronteiras de antes da guerra de 1967, quando Israel tomou a Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza.

Netanyahu disse no sábado que iria anexar assentamentos israelitas na Cisjordânia ocupada caso conquistasse outro mandato.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »