Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Tchipeyo sem comunicações por telefone

(DR)

Segundo o JA, os moradores da comuna do Tchipeyo, município do Ecunha, província do Huambo, clamam pela montagem de uma antena repetidora, de uma das operadoras de telefonia móvel, visto que para captar o sinal têm de percorrer distâncias ou posicionarem-se em zonas montanhosas.

“A falta de comunicações dificulta muito a vida das pessoas na comuna, porque, às vezes, têm de percorrer distâncias para ‘apanhar’ o sinal ou subir a montanha, o que é um perigo quando está a chover”, disse um dos moradores de Tchipeyo.

A montagem de uma antena, assim como a reabilitação da via de acesso, ajudam a desenvolver a região, onde o índice de prostituição e delinquência tende a aumentar devido ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, sobretudo, de fabrico caseiro.

A degradação da via de acesso à comuna do Tchipeyo, apontam os moradores, dificulta o escoamento de produtos do campo para os principais pontos de comercialização.

Os moradores lamentaram, também a falta de escolas, centros de saúde, comércio, campos desportivos e insuficiência de técnicos e prestadores de serviços.

Herculano Ndundo e Elisa Wimbo, moradores da comuna do Tchipeyo, realçaram que devido ao mau estado da estrada, os moto -taxistas são os únicos que chegam com facilidade às aldeias, o que inibe os camponeses de aumentar a produção, com receio de perderem os produtos, por falta de escoamento.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »