Portal de Angola
Informação ao minuto

Pesquisas de boca de urna israelitas dão vantagem a Netanyahu

Reuters / por Jeffrey Heller

Apoiadores do partido Likud de Netanyahu comemoram pesquisas de boca em urna em Tel Aviv 09/04/2019 (REUTERS/Ammar Awad)

Reuters

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está a caminho de assegurar o recorde de um quinto mandato com outra coalizão de direita, indicaram pesquisas de boca de urna de TVs israelitas depois que a votação foi encerrada nesta terça-feira, enquanto tanto ele como seu principal adversário declararam vitória.

Netanyahu, no poder consecutivamente desde 2009, está lutando por sua sobrevivência política. O líder do partido de direita Likud enfrenta possíveis indiciamentos em três casos de corrupção, mas tem negado qualquer irregularidade.

Se vencer a eleição, Netanyahu, de 69 anos, se tornará o primeiro-ministro há mais tempo no poder nos 71 anos de história de Israel.

Pesquisas de boca de urna de dois dos três maiores canais de TV de Israel indicaram que o partido Azul e Branco do principal adversário de Netanyahu, Benny Gantz, conquistou um número um pouco maior de cadeiras no Parlamento de 120 membros do que o Likud, enquanto uma terceira pesquisa projectou empate.

Embora nenhum dos dois partidos tenha conquistado uma maioria parlamentar no Knesset, de acordo com as pesquisas de boca de urna, os levantamentos colocam Netanyahu em uma posição mais forte para formar um governo de coligação com a ajuda de grupos de direita.

Alguns analistas políticos, entretanto, afirmaram ser cedo demais para determinar o resultado, com muitas horas pela frente até que a contagem final seja divulgada.

O Canal 13 previu que Netanyahu pode formar um bloco de governo controlando 66 cadeiras, frente a 54 de uma coligação liderada pelo Azul e Branco com partidos de centro-esquerda e esquerda.

A emissora pública TV Kan afirmou que a diferença será de 64 contra 56 assentos a favor do Likud, enquanto o Canal 12 previu um empate, com 60 assentos cada.

“O bloco de direita liderado pelo Likud obteve uma vitória clara”, disse Netanyahu em comunicado. “Eu começarei a formar um governo de direita com nosso parceiro natural nesta mesma noite.”

Um porta-voz do partido de Gantz declarou: “Nós vencemos. O povo israelita falou.”

Ofer Zalzberg, analista sênior do International Crisis Group, disse que o Likud e o Azul e Branco precisarão conhecer o desempenho de partidos menores para saber se conseguiram apoio suficiente para formar uma coligação.

“É mais provável que Netanyahu estabeleça outro governo de direita, mas é preciso esperar e ver”, disse.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »