Portal de Angola
Informação ao minuto

OGE2019 Revisto com barril de petróleo a 55 USD

(Foto: Adjali Paulo)

O Governo deverá dar entrada na Assembleia Nacional o Orçamento Geral do Estado 2019 Revisto (OGE2019 Revisto) até ao final deste mês, revendo em baixa para 55 USD o preço do barril de petróleo.

De acordo o Mercado que cita fontes conhecedoras do processo, o OGE2019 Revisto deverá apontar para um crescimento de 0,4% do PIB, em linha com a projecção divulgada na semana passada na Estratégia de Endividamento de Médio Prazo 2019-2022 e com a estimativa ontem apontada pelo FMI, nas projecções da Primavera, no mesmo valor.

O FMI reviu igualmente em baixa a projecção de crescimento de 2020, de 3,2% para 2,9%.

O OGE2019 Revisto deverá ainda rever em baixa a despesa. Também os saldos fiscal e da balança corrente deverão ser revistos, tendo em conta as novas projecções do preço do barril de petróleo e crescimento do PIB.

MPLA já apreciou revisão do OGE2019

O memorando com os pressupostos para a revisão do OGE2019 foi ontem apreciado pelo secretariado do Bureau Político do MPLA, que reuniu sob direcção da vice-presidente do partido, Luísa Damião.

Em comunicado, o secretariado divulgou ter apreciado “o Plano de Acção do Executivo para 2019 e o parecer do Departamento para a Política Económica do Comité Central do MPLA sobre o memorando contendo os pressupostos para a revisão do OGE”.

O OGE 2019 aponta para um crescimento de 2,8% do PIB neste ano e um preço do barril de 68 USD, mas a queda do preço do petróleo a que se assistiu no final do ano passado – aproximou-se dos 50 USD – levou analistas a alertarem para o alegado excessivo optimismo das projecções do Governo.

Entretanto, no final de Janeiro deste ano, o ministro de Estado e do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, revelou que o Governo estava a realizar “estudos e consultas” para a revisão do OGE2019.

“Estamos a analisar a situação e estamos numa posição de organizar já um Orçamento que tenha um preço de referência do petróleo, que não seja aquele que apresentámos em Dezembro”, disse o governante.

Depois, em meados de Março, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, afirmou que o Governo iria avançar com a revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019 o mais tardar em Abril.

O preço do petróleo tem vindo a recuperar nas últimas semanas e, ontem, bateu nos 70 USD, mas a média de Janeiro a Março ronda os 63,3 USD.

O Mercado contactou, sem sucesso, o Ministério das Finanças.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »