Portal de Angola
Informação ao minuto

“Nascer Livre Para Brilhar”: Primeira-dama reúne com esposas de governadores

Imagem de arquivo (DR)

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, realiza nos dias 11 e 12 de Abril, quinta e sexta-feira, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, um encontro com as esposas dos governadores provinciais e todos os Directores Provinciais de Saúde para a apresentação do plano operacional para a prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho, tendo em vista o alcance das metas da campanha “Nascer Livre Para Brilhar”, cujo objectivo final é acabar com a transmissão do VIH de mãe para filho.

De acordo com uma nota enviada ao Portal de Angola, no primeiro dia de trabalho, quinta-feira, 11, os participantes vão receber explicações sobre os principais conceitos e estratégias da campanha, sobre as linhas de força do plano operacional para acabar com o VIH pediátrico, sendo que, na ocasião, quatro das 18 províncias presentes no encontro apresentarão os seus planos de trabalho.

Já no segundo dia do evento, sexta-feira, 12, está prevista uma visita guiada às instalações do laboratório de biologia molecular do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA (INLS), ao Hospital Geral Cajueiros no município do Cazenga e à Maternidade Lucrécia Paim.
Para o alcance das metas da campanha “Nascer Livre Para Brilhar”, que visa acabar com o VIH pediátrico, a Primeira-Dama conta com o plano operacional para a prevenção da transmissão do vírus de mãe para filho, a ser implementado durante o triénio 2019 – 2021, cuja apresentação pública será feita no encontro pelo Ministério da Saúde.

O plano operacional para a prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho contém as directrizes para que cada uma das 18 províncias torne possível a realização dos objectivos da campanha, por meio de acções de comunicação que ajudem a combater o estigma e a discriminação, considerados como os principais factores que fazem com que as mulheres grávidas deixem de aceder aos serviços de saúde durante a gestação.

A campanha “Nascer Livre Para Brilhar” em Angola é de iniciativa da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, com o apoio do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA. Lançada a 1 de Dezembro do ano passado, a campanha conta até agora com um conjunto de actividades de advocacia, destacando-se um workshop para governantes, sociedade civil e potenciais financiadores, bem como um evento de massas realizado na província Moxico, que juntou mais de 15 mil cidadãos, no Dia Mundial de Luta contra a SIDA, para formar um laço solidário em apoio ao combate contra a epidemia.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »