Portal de Angola
Informação ao minuto

Kim Jong-un convoca comité central para debater “actuais tensões”

Líder norte coreano (DR)

O dirigente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, convocou hoje uma reunião plenária do comité central do Partido dos Trabalhadores, no poder, para debater as “actuais tensões”, noticiou a imprensa oficial norte-coreana.

Este encontro do comité central vai decorrer depois do fracasso da segunda cimeira, no final de fevereiro passado, em Hanoi, entre Kim e o Presidente dos Estados Unidos.

De acordo com a Lusa, a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA deixou entender que a reunião se ia focar no desenvolvimento económico.

O objetivo da reunião plenária vai ser “discutir e decidir a nova orientação e os modos de luta de acordo com as necessidades permanentes da realidade revolucionária”, indicou.

“O líder supremo sublinhou a necessidade de altos funcionários mostrarem um alto sentido de responsabilidade e criatividade, bem como espírito revolucionário de autossuficiência e força”, acrescentou, numa referência a um encontro de Kim com quadros do regime, na terça-feira.

A “nova linha estratégica” foi definida, há cerca de um ano, por Kim como “a construção económica socialista”, acrescentando que o desenvolvimento dos programas nucleares do país estava concluído.

O parlamento norte-coreano deverá reunir-se na quinta-feira.

Trump e Kim reuniram-se pela primeira vez em junho de 2018, em Singapura, onde assinaram uma declaração vaga sobre a “desnuclearização da península coreana”.

Em Hanoi, Kim Jong-un reclamou o fim das sanções económicas aplicadas a Pyongyang pela ONU, na sequência de vários testes nucleares e de mísseis. O encontro terminou sem um acordo sobre a desnuclearização, necessária para diminuir as sanções contra o regime.

Apesar do fracasso, os dois lados manifestaram vontade em continuar as negociações e Trump destacou repetidamente as boas relações com o líder norte-coreano.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »