Portal de Angola
Informação ao minuto

Hondurenhos organizam nova caravana migratória rumo aos EUA

(AFP / ORLANDO SIERRA)

Quase mil hondurenhos reuniram-se na terça-feira à noite na cidade de San Pedro Sula, norte do país, para iniciarem uma nova caravana migratória rumo aos Estados Unidos.

“Há mais de 800, quase 1.000 pessoas reunidas”, afirmou uma fonte policial à AFP.

A caravana, convocada pelas redes sociais, surpreendeu as autoridades, que acreditavam que o movimento fosse ignorado pelos migrantes, como havia acontecido diversas vezes desde Fevereiro.

Desde 13 de outubro, quando saiu a primeira caravana com quase 2.000 pessoas, pelo menos outras três caravanas foram registadas, com migrantes que tentam fugir do desemprego, da falta de oportunidades e do terror espalhados pelas gangues e narcotraficantes.

A avalanche humana, que também contou com salvadorenhos, guatemaltecos e mexicanos, irritou o presidente americano, Donald Trump, que chegou a mobilizar tropas militares para bloquear a passagem destas pessoas na fronteira com o México.

O novo movimento migratório acontece no momento em que Trump tenta endurecer a política de imigração, com um aumento do número de detenções de migrantes clandestinos na fronteira.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »