Portal de Angola
Informação ao minuto

EUA detêm mais de 100 mil imigrantes na fronteira com México em um mês

Sputnik

(© AFP 2019 / Jose CABEZAS)

As autoridades de imigração dos EUA detiveram 103.492 pessoas na fronteira com o México neste mês Março, mais do que o dobro do mesmo mês em 2018, informou o Escritório de Proteção e Controle de Fronteiras (CBP).

Em Março, “92.607 pessoas foram detidas nos postos na fronteira sudoeste, enquanto outras 10.885 pessoas, também nos postos de fronteira, foram classificadas como inadmissíveis”, informou CBP em seu site.

Em Março do ano passado, as autoridades prenderam 50.347 pessoas na fronteira sudoeste. No entanto, em Outubro do ano passado, caravanas da região da América Central tentaram passar a fronteira dos EUA em busca de asilo e em fuga da pobreza e da violência de suas respectivas regiões.

Desde Outubro passado, quando o ano fiscal de 2019 começou, 422.334 pessoas foram presas na fronteira sudoeste dos EUA, das quais 38.362 menores não acompanhados.

A maioria dos menores detidos são provenientes da Guatemala, assim como a maioria das famílias. Já a maioria de imigrantes adultos vêm do México.

As autoridades dos EUA dizem que o sistema de imigração como um todo entrou em colapso devido ao grande número de imigrantes detidos desde Outubro.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de emergência nacional em Fevereiro deste ano, com objetivo de arrecadar US$ 8 bilhões de fundos para a construção de um muro na fronteira com o México.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »