InicioVidaSaúdeCentro médico da Caritas reabre com novos serviços

Centro médico da Caritas reabre com novos serviços

Dois anos depois o centro médico da Caritas, localizado na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, reabriu as suas portas ao público no princípio deste mês, com a introdução de novos serviços nas áreas de oftalmologia, radiografia e electrocardiologia.

Afecta a Igreja Católica, a unidade sanitária beneficiou de obras de reabilitação e ampliação, financiadas por três instituições filantrópicas da República da Itália, que também se encarregaram pelo apetrechamento em equipamentos médicos e mobiliário.

Em Novembro de 2005, data em que entrou em funcionamento, o então posto médico prestava apenas serviços nas áreas de consultas externas e de análises clínicas.

Em declarações hoje (quarta-feira), à Angop, a responsável da instituição, irmã Leonardi Backes, explicou que novos técnicos serão recrutados nos próximos dias para garantir o funcionamento dos novos equipamentos montados naquele centro hospitalar.

Acrescentou que os 19 funcionários do centro, três das quais missionárias da Igreja Católica, comprometem-se em oferecer serviços de saúde de qualidade à comunidade local.

Os pacientes que procuram à instituição pagam valores monetários que variam entre os mil e mil e 500 Kwanzas, às primeiras consultas externas, ao passo que nas análises clínicas 500 e 800 Kwanzas, valor destinado ao pagamento de salários dos funcionários, aquisição de fármacos e material gastável, assim como para a própria gestão administrativa do centro.

Pelo menos 40 pacientes por dia estão a ser atendidos, sendo a malária, febre tifoide e doenças diarreicas as principais patologias.

Esclareceu que a instituição conta apenas com 13 camas para a observação de pacientes, sendo que, em casos mais graves, são transferidos, em menos de 72 horas, para o hospital provincial do Zaire.

A Caritas de Angola é uma federação de entidades de acção caritativa e social da Igreja Católica em Angola. É um organismo da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e membro da Caritas Internacional.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.