Portal de Angola
Informação ao minuto

Centro médico da Caritas reabre com novos serviços

Banco de Urgencias do Hospital Municipal dos Bundas (relacionado) (DR)

Dois anos depois o centro médico da Caritas, localizado na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, reabriu as suas portas ao público no princípio deste mês, com a introdução de novos serviços nas áreas de oftalmologia, radiografia e electrocardiologia.

Afecta a Igreja Católica, a unidade sanitária beneficiou de obras de reabilitação e ampliação, financiadas por três instituições filantrópicas da República da Itália, que também se encarregaram pelo apetrechamento em equipamentos médicos e mobiliário.

Em Novembro de 2005, data em que entrou em funcionamento, o então posto médico prestava apenas serviços nas áreas de consultas externas e de análises clínicas.

Em declarações hoje (quarta-feira), à Angop, a responsável da instituição, irmã Leonardi Backes, explicou que novos técnicos serão recrutados nos próximos dias para garantir o funcionamento dos novos equipamentos montados naquele centro hospitalar.

Acrescentou que os 19 funcionários do centro, três das quais missionárias da Igreja Católica, comprometem-se em oferecer serviços de saúde de qualidade à comunidade local.

Os pacientes que procuram à instituição pagam valores monetários que variam entre os mil e mil e 500 Kwanzas, às primeiras consultas externas, ao passo que nas análises clínicas 500 e 800 Kwanzas, valor destinado ao pagamento de salários dos funcionários, aquisição de fármacos e material gastável, assim como para a própria gestão administrativa do centro.

Pelo menos 40 pacientes por dia estão a ser atendidos, sendo a malária, febre tifoide e doenças diarreicas as principais patologias.

Esclareceu que a instituição conta apenas com 13 camas para a observação de pacientes, sendo que, em casos mais graves, são transferidos, em menos de 72 horas, para o hospital provincial do Zaire.

A Caritas de Angola é uma federação de entidades de acção caritativa e social da Igreja Católica em Angola. É um organismo da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e membro da Caritas Internacional.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »