Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Nova Zelândia: Acusado do massacre a mesquitas com 50 acusações de homicídio

Australiano acusado de quase 90 crimes de homicídio pelo ataque às mesquitas na Nova Zelândia (DR)

A polícia da Nova Zelândia confirmou esta quinta-feira que apresentou 50 acusações de homicídio e 39 de tentativa de homicídio contra o australiano Brenton Tarrant, acusado do atentado terrorista em duas mesquitas da cidade de Christchurch.

Segundo avança a EFE, as autoridades indicaram num comunicado divulgado nas redes sociais que consideram a possibilidade de apresentar outras acusações relacionadas com agressão armada em recintos religiosos.

Existe a previsão que Tarrant, preso desde o dia do massacre, ocorrido a 15 de março, compareça amanhã no Tribunal Superior de Christchurch.

Na audiência do dia seguinte ao ataque, Tarrant rejeitou a presença de advogado e disse que planeia defender-se sozinho das acusações contra si.

O agressor, de 28 anos, permanece lúcido e sem qualquer tipo de arrependimento, indicou então o advogado Richard Peters -indicado na época para defender Tarrant-, que disse que o acusado não parecia ser mentalmente instável, além de expressar a sua ideologia extremista.

Segundo o advogado, Tarrant procura utilizar o processo como altifalante da sua ideologia.

Naquele dia, 50 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas no ataque indiscriminado contra os fiéis muçulmanos que estavam nas mesquitas antes da tradicional oração do meio-dia.

Após o massacre, a Nova Zelândia procura alterar a lei de armas para proibir a posse de armas militares semiautomáticas e espingardas de assalto, como as utilizadas para cometer o massacre.

Na Nova Zelândia, cerca de 250 mil pessoas possuem licenças padrões de categoria A para porte de armas, que permite aos maiores de 16 anos possuírem e utilizarem espingardas e escopetas após exames policiais.

Brenton Tarrant possuía esta licença desde 2017 e desde então comprou cinco armas, incluindo duas semiautomáticas, que na maior parte foram adquiridas no site da loja de armas neozelandês Gun City.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »