Radio Calema
InicioMundoÁfricaCiclone Idai. Banco de Desenvolvimento Africano desembolsa 89 milhões de euros

Ciclone Idai. Banco de Desenvolvimento Africano desembolsa 89 milhões de euros

O Banco de Desenvolvimento Africano anunciou um montante de 89 milhões de euros para reconstrução de infraestruturas nos países afectados pelo ciclone Idai.

O Banco de Desenvolvimento Africano (BAD) anunciou esta quinta-feira um montante 100 milhões de dólares (89 milhões de euros) para reconstrução de infraestruturas nos países afectados pelo ciclone Idai, com destaque para Moçambique, informa um comunicado oficial.

“A prioridade é a reabilitação e a construção de infraestruturas, com enfoque para o corredor da Beira [Moçambique] que é de âmbito regional, servindo países da hinterland [sem acesso directo ao mar]”, disse o vice-presidente do BAD, Mateus Magala, citado num comunicado da Presidência moçambicana.

Mateus Magala falava após um encontro entre uma delegação do BAD e o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, na Presidência da República, em Maputo.

O vice-presidente do BAD destacou que o plano é modernizar o corredor, tornando-o resiliente para “dinamizar as actividades económicas da região sem pressão do clima ou de qualquer outro constrangimento”.

De acordo com Mateus Magala, o BAD já disponibilizou 1,7 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros) para Moçambique como apoio de emergência, verba que vai servir para as actividades imediatas na assistência às populações.

“Moçambique foi o centro da manifestação do ciclone, mas também temos Zimbabué e Maláui que foram afectados. Por isso, vamos ter uma abordagem regional para podermos mobilizar mais recursos para a reconstrução e modernização das infraestruturas, com mais enfoque para Moçambique, que foi mais afectado”, concluiu o vice-presidente do BAD.

Em Moçambique, segundo dados do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, a passagem do ciclone Idai terá afectado 1,4 milhões de pessoas, provocando pelo menos 598 mortos e 1.641 feridos.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.