InicioMundoEuropaReino Unido corre risco "alto" de Brexit sem acordo, diz chefe do...

Reino Unido corre risco “alto” de Brexit sem acordo, diz chefe do BC inglês

O Reino Unido corre um risco “alarmantemente alto” de se separar da União Europeia sem um acordo, o que pode acontecer súbita e acidentalmente sem que os políticos realmente o queiram, disse o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, nesta quarta-feira.

A ideia, postulada por alguns apoiadores do Brexit, de que o Reino Unido pode efetivamente negociar nos termos da Organização Mundial de Comércio com tarifa zero depois de um Brexit sem acordo é um “nonsense absoluto”, acrescentou Carney na entrevista à emissora Sky News.

Ele disse que, ainda em agosto do ano passado, descreveu a chance de o país sair da UE sem nenhum acordo de transição como preocupantemente alto.

“É alarmantemente alto agora”, afirmou.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse na noite de terça-feira que pretende pedir um novo adiamento do Brexit depois de anunciar que iniciará conversas com o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, para obter apoio bipartidário a um pacto de saída.

Mas a menos que os líderes do bloco o aceitem de forma unânime em uma reunião na semana que vem, o Reino Unido deixará a UE automaticamente no dia 12 de abril.

“O governo… é contra não haver acordo, a União Europeia é contra não haver acordo, e ainda assim é uma possibilidade. É a opção da inércia”, disse ele.

No mês passado, Carney disse ao Parlamento que um Brexit caótico poderia reduzir a produção econômica britânica em cerca de 5 por cento – quase tanto quanto diminuiu após a crise financeira de 2008.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.