Radio Calema
InícioAngolaPolíticaAngola reitera "alinhamento" com UA

Angola reitera “alinhamento” com UA

O Governo angolano está totalmente comprometido com os princípios e objectivos estratégicos da União Africana (UA), nomeadamente nos pilares da Paz e Segurança, Assuntos Políticos e Área de Comércio Livre continental.

Esta afirmação foi feita hoje, quarta-feira, em Addis-Abeba, pelo representante permanente de Angola junto da UA e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Francisco da Cruz, igualmente embaixador de Angola na Etiópia.

Ao intervir numa sessão do Comité de Representantes Permanentes (CRP) da UA, o diplomata acrescentou que o compromisso do país prende-se igualmente ao “fortalecimento da voz e da representação de África nas questões globais”.

Frisou ser uma honra fazer parte CRP, num contexto em que a União Africana está a adoptar reformas institucionais e financeiras, para se tornar burocraticamente menos pesada, mais eficiente e auto-suficiente, diminuindo, assim, a sua dependência de doadores externos.

Francisco da Cruz, recentemente acreditado, quer pela Presidente da Etiópia, Sahle Work Zewde, como pelo Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, espera trabalhar, “de forma construtiva e complementar”, com os membros do CRP na abordagem das questões permanentes da UA e na prossecução dos objectivos da Agenda 2063.

O CRP reuniu-se hoje para, entre outros assuntos, debruçar-se sobre um Seminário de Sensibilização, denominado “Rumo a Niamey”, que vai ter lugar no Cairo (Egipto), de 10 a 13 de Abril, que será realizado pela Academia de Liderança da União Africana.

Também hoje o diplomata tomou parte da 836ª Sessão do Conselho de Paz e Segurança (CPS), de que Angola é membro, que homenageou as vítimas do Genocídio do Rwanda, ocorrido há 25 anos, e debateu o tema “Prevenção da Ideologia do Ódio, de Crimes de Ódio e de Genocídios em África”.

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.