Portal de Angola
Informação ao minuto

Colocando insectos frente à lupa

Fotografia de Adrian Künzli (DR)

Na Basileia existe não apenas uma das maiores colecções de besouros do mundo externo. Essa cidade às margens do rio Reno, na fronteira com a Alemanha e França, está repleta de insectos com os quais os habitantes partilham os seus espaços. O fotógrafo Adrian Künzli observou-os durante um longo período.

De acordo com a Reuters, para o seu projecto, o artista suíço não precisou nem percorrer longas distâncias. Por vezes, nem precisava sair de casa. Todos os insectos mostrados na galeria de fotos voaram até ele, ou rastejaram pelo caminho. Eles pousaram no alpendre da janela da sala de estar, na cozinha, adega ou até no jardim. Com uma excepção: o louva-deus. Um casulo cheio de ovos se perdeu na bagagem na volta das férias na Espanha.

É um mundo estranho que se revela ao olhar para essas minúsculas criaturas. Da vespa, que se perdeu na varanda de Künzli, surge um quadro fascinantemente belo de formigas ruivas, que capturam a vespa e a devoram.

A visão de perto é irritante. O fotógrafo frequentemente monta as imagens acabadas a partir de numerosos disparos individuais. Com a ajuda do programa de edição de imagens Photoshop, o que de outra forma estaria escondido, acaba por se tornar visível. Os planos focais desconhecidos e a coloração das imagens fazem-nos parecer irreais, enquanto as asas finas e os pelos finos nas pernas mostram com total nitidez a natureza dos insectos.

Insectos em todo o lado
Com a compra de uma nova lente, Adrian Künzli externo entrou por acaso na perspectiva macro: “De repente, vi-me rodeado de insectos. Eles podem ser encontrados no parapeito da janela, num buquê de flores murchas na mesa, no jardim e até na piscina insuflável do nosso filho, onde as formigas voadoras caíram de repente na água morna e estagnada.

O fotógrafo também visualizou teias de aranha antigas e novas se misturando no seu porão. O resultado foi a imagem intitulada “Y” – até que um dia esse biótopo desapareceu. Foi quando a namorada do fotógrafo limpou o espaço com o aspirador.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »