Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Presidente João Lourenço vai a Moscovo com fábrica de armas russas em Angola na agenda

Voa

PR João Lourenço (Foto: Quintiliano dos Santos)

O Presidente angolano realiza uma visita à Rússia em Abril, no qual deverá fechar vários acordos de cooperação e aumentar as oportunidades de negócios entre os dois países com o seu homólogo Vladimir Putin.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores de Angola revelou na sexta-feira, 29, que o chefe da diplomacia Manuel Augusto seguiu para Moscovo para preparar a viagem de Lourenço.

Além de uma carteira de projectos nos sectores do comércio, energia, mineração, agricultura, pescas e educação, entre outros, João Lourenço e Vladimir Putin deverão definir a instalação, em Angola, de fábricas de armamentos russos.

Em entrevista à agência russa TASS, na quarta-feira, 29, Lourenço afirmou que Angola “gostaria de evoluir do estado actual de compradores de equipamentos e tecnologias militares russos para nos tornarmos os fabricantes e ter um ponto de montagem de equipamentos militares russos no nosso país”.

O Presidente garantiu que a “cooperação militar e técnica com a Rússia continuará e será aprofundada”, mas foi claro ao dizer que quer mais.

“Estou a falar, se possível, do estabelecimento de uma capacidade de fabricação e montagem de equipamento militar nos nosso país”, esclareceu Lourenço, acrescentando que “a implementação desta iniciativa irá criar empregos para a população local e tornar Angola menos dependente”.

Nos últimos anos, a Rússia tem vindo a aumentar fortemente a sua presença em África, tanto no sector dos negócios, como militar, com o envio de equipamentos e técnicos.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »