- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Destaques Histórico das Relações Bilaterais Angola-Rússia

Histórico das Relações Bilaterais Angola-Rússia

O Presidente da República, João Lourenço, parte esta segunda-feira para Moscovo, para uma visita de Estado à Federação Russa, tornando-se no terceiro estadista angolano a deslocar-se àquele país, que, depois da Perestroika, herdou todos activos e passivos da ex-União das Repúblicas Socialista Soviéticas (URSS).

Depois de Agostinho Neto, que efectuou uma visita “privada e de amizade”, em Setembro de 1977, José Eduardo dos Santos, em 1979 e 2006, agora João Lourenço vai à Rússia para aprofundar as relações bilaterais, tendo como finalidade o desenvolvimento de Angola.

Angola e a Rússia têm relações privilegiadas desde 8 de Outubro de 1976, data em que foi assinado, em Moscovo, na altura capital da antiga URSS, o Tratado de Amizade e Cooperação.

Angola, com a proclamação da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975, guiou-se pelos ideais do socialismo, até à adopção do multi-partidarismo, em 1991.

A 16 de Novembro de 2004, os dois países rubricam, em Luanda, um acordo para o relançamento da cooperação nos domínios económico, técnico-científico e, no dia seguinte, criaram a comissão intergovernamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.

Actualmente, a cooperação é mais significativa nos sectores da energia, geologia e minas, ensino superior, formação de quadros, defesa e segurança, telecomunicações e tecnologias de informação, pescas, transportes, finanças e banca.

As autoridades angolanas estimam que vivam actualmente em Angola mil russos, enquanto mil 500 angolanos residam na Rússia.

A Rússia faz parte de um grupo de 61 países abrangidos pelos procedimentos de simplificação de actos administrativos para a concessão de vistos de turismo.

Cooperação militar

A defesa continua a ser a área de cooperação russo-angolana mais sólida. Até aos dias de hoje, a Rússia (juntamente com Cuba) é o parceiro mais estratégico de Angola nesta área, devido ao seu papel histórico na guerra colonial e pós-independência.

O Governo angolano privilegia um modelo de cooperação assente na promoção, alargamento e incremento do diálogo político ao mais alto nível, bem como na criação de condições objectivas para a aproximação dos sectores de negócio e o desenvolvimento de parcerias privadas ou público-privadas.

A componente financeira, nomeadamente as facilidades de crédito e a sua flexibilidade constituem um pilar indispensável da  cooperação que tem como “motor” a Comissão Mista Bilateral, cuja IV sessão terá lugar este ano em Moscovo.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Serguey Lavrov, no que toca à experiência de cooperação no domínio técnico militar, dos serviços especiais e da segurança, bem como da formação de quadros, estão actualmente mais de mil e 100 angolanos a estudar em estabelecimentos do ensino superior da Rússia.

Cronologia dos acontecimentos nas relações Angola-Rússia

1976

08 Out – Angola e a URSS firmam, em Moscovo, um Tratado de Amizade e de Cooperação.

1977

27 Set – Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, realiza visita privada e de amizade à URSS.

1979

22 Dez – Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, inicia visita à URSS.

1995

30 Jul – Chega ao país o novo embaixador da Rússia, Vladimir Raevski, em substituição de Yuri Kapralov, que trabalhou em Angola durante quatro anos e meio.

1998

12 Abr – Reúnem-se em Moscovo delegações do Ministério das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da Rússia e analisam o estado da cooperação entre os dois países.

18 Set – Delegações dos ministérios das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da Rússia reúnem-se em Luanda, para balanço do encontro mantido em Abril, em Moscovo.

2000

04 Dez – Chega a Luanda uma delegação russa, chefiada pelo vice-primeiro-ministro da Federação da Rússia, Ilya Klebanov, para uma visita oficial de 48 horas, destinada ao reforço da cooperação entre os dois países.

05 Dez – Iniciam em Luanda conversações oficiais entre delegações de Angola e da Federação Russa, visando o incremento e diversificação da cooperação.

06 Dez – É assinado, em Luanda, um acordo de cooperação técnico-militar entre Angola e a Federação da Rússia.

2001

10 Fev – Peritos da Comissão Mista de cooperação económica e técnico-científica Angola-Rússia avaliam, em Moscovo, o estado das relações entre os dois países e preparam o encontro de titulares.

16 Abr – O embaixador de Angola na Rússia, general Roberto Leal Monteiro “Ngongo”, apela ao Governo russo e às associações deste país do Leste Europeu a apoiar o programa do Governo angolano de emergência para a ajuda humanitária.

27 Set – Iniciam em Moscovo as primeiras jornadas de amizade e de cooperação Angola-Rússia, com vista o reforço das relações e intercâmbio cultural entre os dois países.

13 Dez – O ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Igor Ivanov, chega a Luanda, onde afirma que o seu país vai continuar a apoiar os esforços do Governo angolano tendentes à normalização da vida política.

2002

08 Jul – A empresa de exploração mineira russa Alrosa negoceia com o Governo angolano a concessão de licença para a produção de energia na província da Lunda Sul.

04 Set – A capital da Federação Russa testemunha a abertura oficial da XV Edição da Feira Internacional do Livro em Moscovo, que conta, pela primeira vez, com a presença de representantes da literatura angolana.

24 Out – O novo presidente da Companhia Russa de Diamantes, Alrosa, Vladimir Kalitin, inicia uma visita de quatro dias a Angola, destinada a contactos com entidades do Governo sobre projectos em que está envolvida.

2003

17 Mai – O ministro conselheiro da Embaixada de Angola na Rússia, Ange Eduardo Mengawako, agradece, na cidade de Ivanova, a contribuição prestada pelas autoridades russas na formação de quadros angolanos no decurso da luta armada de libertação nacional e no período pós-independência.

20 Mai – A companhia diamantífera russa Alrosa e o Instituto do Investimento Estrangeiros de Angola (IIE) assinam, num dos hotéis, em Luanda, um contrato avaliado em 46 milhões de dólares para a construção da barragem hidroeléctrica do rio Chicapa.

2004

11 Set – O presidente José Eduardo dos Santos envia uma mensagem de condolências ao seu homólogo da Federação da Rússia, Vladimir Putin, em que lamenta a tragédia na escola da cidade de Beslen, na Ossétia do Norte, que causou a morte de mais de 300 pessoas e um elevado número de feridos, na sequência do sequestro praticado por terroristas.

16 Nov – Angola e a Federação da Rússia rubricam, em Luanda, um acordo para relançamento da cooperação bilateral nos domínios económico e técnico científico.

Angola e a Rússia criaram, em Luanda, uma comissão intergovernamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.

17 Nov – O Banco Russo de Comércio Externo assina, em Luanda, um protocolo de intenções com o Banco Nacional de Angola, com vista a se instalar no país e aproveitar o ambiente favorável para negócios.

2005

14 Jun – O vice-presidente da Duma (Assembleia Federal da Rússia), Gueorgy V. Boos, chega a Luanda, para uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do presidente da Assembleia Nacional, Roberto Victor de Almeida.

2006

02 Mar – O presidente da Câmara de Contas da Federação Russa, Sergui Stepachin, manifesta, em Luanda, o interesse de o seu país cooperar com Angola nos sectores de Telecomunicações e Bancário, por forma a estreitar ainda mais as relações existentes entre os dois países.

09 Jun – O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Agostinho Fernando Nelumba “Sanjar”, é condecorado, em Moscovo, com a medalha da União dos Veteranos Russos que prestaram serviço em Angola, “pelo seu
contributo no fortalecimento da amizade e cooperação entre os povos de Angola e da Rússia e entre as forças armadas dos dois países.

19 Jun – O ministro das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda, desloca-se à Federação Russa, para uma visita oficial de três dias.

31 Out – o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, chega a Moscovo, para uma visita oficial de três dias à Federação Russa, a convite do seu homólogo Vladimir Putin.

01Nov – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é condecorado em Moscovo com a insígnia da Ordem da Amizade, em reconhecimento à sua contribuição no desenvolvimento das relações cooperação e amizade entre os dois países e povos.

2007

15 Nov – O presidente José Eduardo dos Santos acredita Serguei Nenachev, novo embaixador da Rússia em Angola.

2008

08 Jan – É publicado no Diário da República de Angola, o acordo de cooperação entre os governos de Angola e da Federação Russa, relativo ao combate ao tráfico de drogas, substâncias psicotrópicas e seus percursores.

2009

06 Fev – Sete oficiais das Forças Armadas Angolana (FAA), entre os quais o chefe do Estado-Maior General, Francisco Furtado, são condecorados pelo Ministério da Defesa da Federação da Rússia, em reconhecimento aos méritos na consolidação das relações e cooperação militar entre Angola e a Rússia.

12 Mai – Ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, inicia sua primeira visita de trabalho à Federação Russa, em resposta ao convite do titular dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

19 Jun – Uma delegação do Gazprom-Bank, pertencente à Federação Russa e chefiada pelo vice-presidente da instituição, Boris Ivanov, chega à capital angolana, a fim de analisar com as autoridades angolanas o estado da cooperação no domínio bancário e petrolífero.

26 Jun

O Presidente da Federação da Rússa, Dimitri Analoliévitch Medvedev, chega a Luanda, para uma visita oficial a Angola, a convite do seu homólogo, José Eduardo dos Santos.

2017

26 Dez – Primeiro satélite angolano, construído na Rússia, o Angosat 1, é lançado no Cazaquistão, mas perde-se em órbita minutos depois do seu lançamento

2018

5 Mar – Presidente da República, João Lourenço, aborda, em Luanda, com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguey Lavrov, questões ligadas ao aprofundamento das relações bilaterais.
23 Abr – Angola e a Federação Russa assinam, em Luanda, um protocolo complementar ao contrato de fabricação do Angosat-1, que tem como base a construção de um novo satélite geoestacionário para o país, até 2020.

2019

05 Fev – O Presidente João Lourenço é convidado a visitar a Rússia pelo seu homólogo, Vladmir Putin, em Abril deste ano.

1 Mar – O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, mantem, em Moscovo (Rússia), um encontro de trabalho com o seu homólogo russo, Sergey Lavrov, durante o qual analisaram o reforço da cooperação bilateral.

- Publicidade -
- Publicidade -

Protestos ‘rivais’ são proibidos de serem marcados em São Paulo no mesmo horário e local

Após decisão do juiz Rodrigo Galvão Medina, estão proibidas manifestações de grupos políticos "antagônicos entre si" no mesmo local e horário em São Paulo...
- Publicidade -

Covid-19: Nove mortes e 382 casos em Portugal nas últimas 24 horas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta sexta-feira-feira a existência de xxx mortes e xxx casos de Covid-19 em Portugal, desde o início da...

EUA reitera apoio às reformas em Angola

O Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, reiterou, esta sexta-feira, o apoio do seu país à luta contra a corrupção em Angola e a...

Covid-19: Mais de 70 mil cidadãos livres da quarentena

Setenta mil e 469 cidadãos suspeitos da covid-19 foram liberados das quarentenas institucional (3.447) e domiciliar (67.022), desde que se instituiu o confinamento obrigatório...

Notícias relacionadas

Protestos ‘rivais’ são proibidos de serem marcados em São Paulo no mesmo horário e local

Após decisão do juiz Rodrigo Galvão Medina, estão proibidas manifestações de grupos políticos "antagônicos entre si" no mesmo local e horário em São Paulo...

Covid-19: Nove mortes e 382 casos em Portugal nas últimas 24 horas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta sexta-feira-feira a existência de xxx mortes e xxx casos de Covid-19 em Portugal, desde o início da...

EUA reitera apoio às reformas em Angola

O Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, reiterou, esta sexta-feira, o apoio do seu país à luta contra a corrupção em Angola e a...

Covid-19: Mais de 70 mil cidadãos livres da quarentena

Setenta mil e 469 cidadãos suspeitos da covid-19 foram liberados das quarentenas institucional (3.447) e domiciliar (67.022), desde que se instituiu o confinamento obrigatório...

Parlamentares de 8 países criam aliança global para combater a China

Legisladores de diferentes países criaram a Aliança Interparlamentar sobre a China (IPAC, na sigla em inglês) para levar seus países a tomar posição mais...
- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.