Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Histórico das Relações Bilaterais Angola-Rússia

Angop

Chefes das diplomacias de Angola (á dir.) e da Rússia (Foto: Pedro Parente)

O Presidente da República, João Lourenço, parte esta segunda-feira para Moscovo, para uma visita de Estado à Federação Russa, tornando-se no terceiro estadista angolano a deslocar-se àquele país, que, depois da Perestroika, herdou todos activos e passivos da ex-União das Repúblicas Socialista Soviéticas (URSS).

Depois de Agostinho Neto, que efectuou uma visita “privada e de amizade”, em Setembro de 1977, José Eduardo dos Santos, em 1979 e 2006, agora João Lourenço vai à Rússia para aprofundar as relações bilaterais, tendo como finalidade o desenvolvimento de Angola.

Angola e a Rússia têm relações privilegiadas desde 8 de Outubro de 1976, data em que foi assinado, em Moscovo, na altura capital da antiga URSS, o Tratado de Amizade e Cooperação.

Angola, com a proclamação da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975, guiou-se pelos ideais do socialismo, até à adopção do multi-partidarismo, em 1991.

A 16 de Novembro de 2004, os dois países rubricam, em Luanda, um acordo para o relançamento da cooperação nos domínios económico, técnico-científico e, no dia seguinte, criaram a comissão intergovernamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.

Actualmente, a cooperação é mais significativa nos sectores da energia, geologia e minas, ensino superior, formação de quadros, defesa e segurança, telecomunicações e tecnologias de informação, pescas, transportes, finanças e banca.

As autoridades angolanas estimam que vivam actualmente em Angola mil russos, enquanto mil 500 angolanos residam na Rússia.

A Rússia faz parte de um grupo de 61 países abrangidos pelos procedimentos de simplificação de actos administrativos para a concessão de vistos de turismo.

Cooperação militar

A defesa continua a ser a área de cooperação russo-angolana mais sólida. Até aos dias de hoje, a Rússia (juntamente com Cuba) é o parceiro mais estratégico de Angola nesta área, devido ao seu papel histórico na guerra colonial e pós-independência.

O Governo angolano privilegia um modelo de cooperação assente na promoção, alargamento e incremento do diálogo político ao mais alto nível, bem como na criação de condições objectivas para a aproximação dos sectores de negócio e o desenvolvimento de parcerias privadas ou público-privadas.

A componente financeira, nomeadamente as facilidades de crédito e a sua flexibilidade constituem um pilar indispensável da  cooperação que tem como “motor” a Comissão Mista Bilateral, cuja IV sessão terá lugar este ano em Moscovo.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Serguey Lavrov, no que toca à experiência de cooperação no domínio técnico militar, dos serviços especiais e da segurança, bem como da formação de quadros, estão actualmente mais de mil e 100 angolanos a estudar em estabelecimentos do ensino superior da Rússia.

Cronologia dos acontecimentos nas relações Angola-Rússia

1976

08 Out – Angola e a URSS firmam, em Moscovo, um Tratado de Amizade e de Cooperação.

1977

27 Set – Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, realiza visita privada e de amizade à URSS.

1979

22 Dez – Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, inicia visita à URSS.

1995

30 Jul – Chega ao país o novo embaixador da Rússia, Vladimir Raevski, em substituição de Yuri Kapralov, que trabalhou em Angola durante quatro anos e meio.

1998

12 Abr – Reúnem-se em Moscovo delegações do Ministério das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da Rússia e analisam o estado da cooperação entre os dois países.

18 Set – Delegações dos ministérios das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da Rússia reúnem-se em Luanda, para balanço do encontro mantido em Abril, em Moscovo.

2000

04 Dez – Chega a Luanda uma delegação russa, chefiada pelo vice-primeiro-ministro da Federação da Rússia, Ilya Klebanov, para uma visita oficial de 48 horas, destinada ao reforço da cooperação entre os dois países.

05 Dez – Iniciam em Luanda conversações oficiais entre delegações de Angola e da Federação Russa, visando o incremento e diversificação da cooperação.

06 Dez – É assinado, em Luanda, um acordo de cooperação técnico-militar entre Angola e a Federação da Rússia.

2001

10 Fev – Peritos da Comissão Mista de cooperação económica e técnico-científica Angola-Rússia avaliam, em Moscovo, o estado das relações entre os dois países e preparam o encontro de titulares.

16 Abr – O embaixador de Angola na Rússia, general Roberto Leal Monteiro “Ngongo”, apela ao Governo russo e às associações deste país do Leste Europeu a apoiar o programa do Governo angolano de emergência para a ajuda humanitária.

27 Set – Iniciam em Moscovo as primeiras jornadas de amizade e de cooperação Angola-Rússia, com vista o reforço das relações e intercâmbio cultural entre os dois países.

13 Dez – O ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Igor Ivanov, chega a Luanda, onde afirma que o seu país vai continuar a apoiar os esforços do Governo angolano tendentes à normalização da vida política.

2002

08 Jul – A empresa de exploração mineira russa Alrosa negoceia com o Governo angolano a concessão de licença para a produção de energia na província da Lunda Sul.

04 Set – A capital da Federação Russa testemunha a abertura oficial da XV Edição da Feira Internacional do Livro em Moscovo, que conta, pela primeira vez, com a presença de representantes da literatura angolana.

24 Out – O novo presidente da Companhia Russa de Diamantes, Alrosa, Vladimir Kalitin, inicia uma visita de quatro dias a Angola, destinada a contactos com entidades do Governo sobre projectos em que está envolvida.

2003

17 Mai – O ministro conselheiro da Embaixada de Angola na Rússia, Ange Eduardo Mengawako, agradece, na cidade de Ivanova, a contribuição prestada pelas autoridades russas na formação de quadros angolanos no decurso da luta armada de libertação nacional e no período pós-independência.

20 Mai – A companhia diamantífera russa Alrosa e o Instituto do Investimento Estrangeiros de Angola (IIE) assinam, num dos hotéis, em Luanda, um contrato avaliado em 46 milhões de dólares para a construção da barragem hidroeléctrica do rio Chicapa.

2004

11 Set – O presidente José Eduardo dos Santos envia uma mensagem de condolências ao seu homólogo da Federação da Rússia, Vladimir Putin, em que lamenta a tragédia na escola da cidade de Beslen, na Ossétia do Norte, que causou a morte de mais de 300 pessoas e um elevado número de feridos, na sequência do sequestro praticado por terroristas.

16 Nov – Angola e a Federação da Rússia rubricam, em Luanda, um acordo para relançamento da cooperação bilateral nos domínios económico e técnico científico.

Angola e a Rússia criaram, em Luanda, uma comissão intergovernamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.

17 Nov – O Banco Russo de Comércio Externo assina, em Luanda, um protocolo de intenções com o Banco Nacional de Angola, com vista a se instalar no país e aproveitar o ambiente favorável para negócios.

2005

14 Jun – O vice-presidente da Duma (Assembleia Federal da Rússia), Gueorgy V. Boos, chega a Luanda, para uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do presidente da Assembleia Nacional, Roberto Victor de Almeida.

2006

02 Mar – O presidente da Câmara de Contas da Federação Russa, Sergui Stepachin, manifesta, em Luanda, o interesse de o seu país cooperar com Angola nos sectores de Telecomunicações e Bancário, por forma a estreitar ainda mais as relações existentes entre os dois países.

09 Jun – O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Agostinho Fernando Nelumba “Sanjar”, é condecorado, em Moscovo, com a medalha da União dos Veteranos Russos que prestaram serviço em Angola, “pelo seu
contributo no fortalecimento da amizade e cooperação entre os povos de Angola e da Rússia e entre as forças armadas dos dois países.

19 Jun – O ministro das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda, desloca-se à Federação Russa, para uma visita oficial de três dias.

31 Out – o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, chega a Moscovo, para uma visita oficial de três dias à Federação Russa, a convite do seu homólogo Vladimir Putin.

01Nov – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é condecorado em Moscovo com a insígnia da Ordem da Amizade, em reconhecimento à sua contribuição no desenvolvimento das relações cooperação e amizade entre os dois países e povos.

2007

15 Nov – O presidente José Eduardo dos Santos acredita Serguei Nenachev, novo embaixador da Rússia em Angola.

2008

08 Jan – É publicado no Diário da República de Angola, o acordo de cooperação entre os governos de Angola e da Federação Russa, relativo ao combate ao tráfico de drogas, substâncias psicotrópicas e seus percursores.

2009

06 Fev – Sete oficiais das Forças Armadas Angolana (FAA), entre os quais o chefe do Estado-Maior General, Francisco Furtado, são condecorados pelo Ministério da Defesa da Federação da Rússia, em reconhecimento aos méritos na consolidação das relações e cooperação militar entre Angola e a Rússia.

12 Mai – Ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, inicia sua primeira visita de trabalho à Federação Russa, em resposta ao convite do titular dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

19 Jun – Uma delegação do Gazprom-Bank, pertencente à Federação Russa e chefiada pelo vice-presidente da instituição, Boris Ivanov, chega à capital angolana, a fim de analisar com as autoridades angolanas o estado da cooperação no domínio bancário e petrolífero.

26 Jun

O Presidente da Federação da Rússa, Dimitri Analoliévitch Medvedev, chega a Luanda, para uma visita oficial a Angola, a convite do seu homólogo, José Eduardo dos Santos.

2017

26 Dez – Primeiro satélite angolano, construído na Rússia, o Angosat 1, é lançado no Cazaquistão, mas perde-se em órbita minutos depois do seu lançamento

2018

5 Mar – Presidente da República, João Lourenço, aborda, em Luanda, com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguey Lavrov, questões ligadas ao aprofundamento das relações bilaterais.
23 Abr – Angola e a Federação Russa assinam, em Luanda, um protocolo complementar ao contrato de fabricação do Angosat-1, que tem como base a construção de um novo satélite geoestacionário para o país, até 2020.

2019

05 Fev – O Presidente João Lourenço é convidado a visitar a Rússia pelo seu homólogo, Vladmir Putin, em Abril deste ano.

1 Mar – O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, mantem, em Moscovo (Rússia), um encontro de trabalho com o seu homólogo russo, Sergey Lavrov, durante o qual analisaram o reforço da cooperação bilateral.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »