Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Vice-presidente do Afeganistão escapa por pouco da morte pela 2ª vez

Reuters / por Abdul Matin Sahak

Abdul Rashid Dostum (Reuters)

O vice-presidente do Afeganistão, Abdul Rashid Dostum, escapou sem ferimentos de um ataque que matou um dos seus guarda-costas neste sábado, escapando da morte pela segunda vez desde que voltou do exílio no ano passado.

Os agressores emboscaram o comboio de Dostum no caminho entre Mazar-i-Sharif, cidade na província de Balkh, e a província de Jawzjan, no norte do Afeganistão, afirmou Bashir Ahmad Tayeni, porta-voz do Partido Junbish, de Dostum. Dois outros guarda-costas ficaram feridos.

Dostum estava ciente de que um ataque estava sendo planeado, mas decidiu viajar mesmo assim, acrescentou o porta-voz.

O Talibã reivindicou responsabilidade pela tentativa de assassinato, que aconteceu oito meses depois de Dostum evitar ferimentos em um bombardeio-suicida no aeroporto de Cabul. Em um tuíte, o porta-voz do grupo militante, Zabihullah Mujahid, disse que quatro guardas foram mortos e seis ficaram feridos no ataque.

O bombardeio do último verão, reivindicado pelo Estado Islâmico, aconteceu no momento em que Dostum voltava para casa de mais de um ano no exílio na Turquia, acusado de tortura e abuso contra um político rival.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »