Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Presidente da UNITA satisfeito com combate à corrupção

(Foto: Duarte Villas/Arquivo)

O presidente da Unita, Isaías Samakuvua mostrou – se hoje, sábado, no Luena, satisfeito com o empenho do executivo angolano no combate à corrupção, nepotismo, impunidade e a bajulação, pelo facto, desses males terem prejudicado bastante a sociedade.

Segundo a Angop, o dirigente político que falava à imprensa no final da visita de trabalho de ao Moxico, elogiou o envolvimento do presidente da república, João Lourenço, nessa acção, e o encorajou a continuar a cruzada.

“Não queremos esconder a nossa satisfação pelo facto de que esses males agora parecem terem sido identificados por todos”, disse o presidente da Unita, recomendando o seu combate sério na prática.

Quanto a realização das eleições autárquicas previstas para 2020, o líder da Unita disse haver uma lentidão no processo de preparação, mais destacou a previsão do inicio nos próximos dias do debate na Assembleia Nacional (AN) sobre o respectivo pacote legislativo.

No entanto, manifestou o desejo de ver as eleições autárquicas a serem realizadas de uma forma pacífica, responsável e abrangente, sem que a maioria parlamentar utilize a sua força para impor as leis e prejudicar o processo que considerou de muito importante para a vida do país.

O presidente do maior partido da oposição no país, exigiu que haja diálogo, aceleração e a tomada de mediadas consensuais para permitir os cidadãos eleger os seus dirigentes livremente.

Disse que durante o debate realizado com os estudantes do Instituto Superior Politécnico Privado “Walinga” do Luena, ficou com a impressão de que há um desejo enorme e ansiedade de se saber o que é o processo das autarquias.

Lamentou o facto de haver pouca interacção com a sociedade no sentido de se explicar devidamente o verdadeiro significado das autarquias e as suas vantagens.

Ao sugeriu que esse trabalho seja feito nos próximos tempos, fez saber que a Unita orientou a direcção do partido no sentido de disseminar a informação nas suas estruturas e posteriormente esclarecer os cidadãos para que saibam decidir.

Sobre a exumação e inumação dos restos mortais de Jonas Savimbi, explicou que o processo está em curso, acrescentando que se aguarda pelo resultado das amostras recolhidas para que toda a gente tenha a certeza e depois realizar um funeral condigno na terra natal do lider político.

Ao avaliar o desempenho do partido, disse sair do Moxico satisfeito, por ter cumprido com o programa e encontrou avanços significativos e visíveis, fruto do trabalho realizado pelos militantes.

Durante a sua permanecia no Luena, Isaías Samakuvua realizou um acto de massa, manteve encontro de cortesia com membros do governo provincial, participou em debate com estudantes universitários, visitou a comuna do Lucusse, bem como reuniu-se com a direcção e os militantes do partido

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »