Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Presidente da República vai visitar oficialmente a Rússia no início de Abril

Imagem de arquivo (DR)

O Presidente de Angola vai efetuar uma visita oficial à Rússia no início de Abril, disse à agência Lusa fonte oficial, adiantando que já seguiu para Moscovo o chefe da diplomacia angolana, para preparar a deslocação.

A fonte não adiantou a data precisa da deslocação de João Lourenço a Moscovo, limitando-se a indicar que a visita decorrerá em abril e que a Presidência angolana irá, em breve, divulgá-la.

Entretanto, num comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) de Angola, é indicado que o chefe da diplomacia angolana, Manuel Augusto, seguiu hoje para Moscovo com o intuito de preparar a visita de João Lourenço.

No documento é salientado que as relações “privilegiadas” entre Angola e Rússia conheceram o seu “ponto alto” em 1976, altura em que Moscovo (então capital da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Socialistas – URSS – entretanto extinta) e Luanda assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação.

“De 1976 até aos dias que correm, as relações entre os dois países passaram por diferentes etapas de cooperação, sendo atualmente mais significativas nos setores da Energia, Geologia e Minas, Ensino Superior, Formação de Quadros, Defesa, Interior, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pescas, Transportes, Finanças e Banca”, lê-se no comunicado.

O MIREX estima que cerca de 1.000 cidadãos russos residem em Angola, dando conta de pelo menos 1.500 angolanos a viver na Rússia.

No comunicado é recordado que, a 05 de março de 2018, esteve em Luanda o ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Serguei Lavrov, altura em que “foram reforçados os laços de amizade e cooperação”.

Já este mês, o MIREX angolano esteve em Moscovo, depois de participar numa reunião sobre direitos humanos em Genebra, após o que se seguiu uma passagem pelo Dubai.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »