Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Função pública emprega 398.815 trabalhadores

(Foto: Quintiliano dos Santos)

Pelo menos 2.807 funcionários foram admitidos, durante os últimos dois anos, em todo o país, o que perfaz um total de 398.815 enquadrados na função pública, revelou ontem em Luanda, o secretário de Estado da Administração Pública, escreve o JA.

António Francisco Afonso, que falava num seminário sobre legalidade e prática de gestão de recursos humanos, afirmou que o enquadramento dos novos funcionários representa para o Estado um encargo estimado em mais seis mil milhões de kwanzas.

Baseando-se num estudo sobre os contratos de trabalho por tempo determinado na Administração Pública angolana, bem como na fiscalização do Decreto Presidencial nº104/11de 23 de Maio, ressaltou. O secretário de Estado sublinhou que o Ministério dos Transportes é o sector que mais emprega no país, tendo enquadrado nos últimos dois anos 774 funcionários.

A Universidade Agostinho Neto (UAN) aparece na segunda posição como a instituição que mais emprega no país, garantido, ao todo, 545 postos de trabalho, seguidos dos ministérios das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, com 489, Ensino Superior 432, Relações Exteriores 125, Recursos Minerais e Petróleos 85.

Por intermédios dos ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado entraram 75, Finanças 67 e Agricultura 56. Na totalidade, avança o estudo, os departamentos ministeriais contrataram aproximadamente 2.807 trabalhadores. O secretário de Estado referiu que os ministérios que possuem fundos são os que menos contratam pessoal, o que não dá lugar a uma correlação positiva entre a existência de fundo público e a contratação do pessoal.

António Francisco Afonso assegurou que um dos objectivos do estudo é fiscalizar e registar os contratos de trabalho por tempo determinado no sector da Administração Pública.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »