Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Erdogan diz querer resolver questão síria ‘no terreno’ e não ‘na mesa de negociações’

Sputnik

Presidente turco Recep Tayyip Erdogan (Afp)

A Turquia pretende resolver a questão síria “no terreno” e não na mesa das negociações, afirmou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante um discurso em Istambul transmitido pelo canal NTV.

O líder turco se referia à nova operação contra as formações curdas no norte da Síria. De acordo com ele, Ancara estará pronta para resolver a questão depois das eleições municipais, que decorrerão em 31 de Março.

“A partir de segunda-feira (1) nós continuaremos o caminho com uma nova energia”, afirmou Erdogan.

No seguimento das palavras do presidente turco, foi aberto um centro para gerenciar a operação planejada para as regiões sírias ao leste do Eufrates, escreveu a agência Anadolu.

Neste sábado (30) a Força Aérea da Turquia efetuou um ataque maciço contra posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) durante uma operação aérea no norte do Iraque, comunicou o Ministério da Defesa turco. Segundo o ministério, os terroristas estariam preparando ataques contra unidades do exército turco posicionadas na fronteira.

Erdogan havia anunciado ainda em dezembro sobre a prontidão da Turquia de iniciar a operação contra as forças das Unidades de Proteção Popular (YPG) ao leste do Eufrates e em Manbij. Porém, depois de uma conversa telefônica com o presidente dos EUA, Donald Trump, que informou sobre a retirada das tropas da Síria, o líder turco resolveu adiá-la.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »