Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Moçambique destaca ajuda angolana às vítimas do Idai

Angop

Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi (Foto: Pedro Parente)

O apoio de Angola às vítimas do ciclone Idai, que assolou o centro de Moçambique a 14 deste mês, mereceu uma referência do Chefe de Estado daquele país, Filipe Nyusi, que sublinhou a pronta solidariedade do homólogo angolano, João Lourenço.

“O apoio internacional começou a chegar de Angola. O meu irmão Presidente João Lourenço ligou para saber o que estava a acontecer e em que dimensão”, informou.

Em declarações à Televisão Pública de Angola (TPA), Filipe Nyusi disse que, prontamente, o presidente João Lourenço manifestou a vontade de Angola apoiar as vítimas.

No quadro da ajuda às vítimas, o Governo angolano enviou para a cidade da Beira (Moçambique) um avião com cerca de 100 técnicos de saúde, material médico e medicamentoso.

O apoio de Angola, prosseguiu Filipe Nyusi, foi significativo, e a presença dos angolanos no terreno determinante.

O envio da missão humanitária e de solidariedade foi decidido pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e deverá durar 30 dias.

O presidente moçambicano anunciou, nesta quinta-feira, a conclusão da fase de busca e salvamento no centro do país, depois da passagem do ciclone Idai e das cheias que se seguiram.

A fase que se segue vai incidir na assistência humanitária às famílias afectadas, com destaque para a prestação de cuidados de saúde, alimentação, abrigo e saneamento.

Moçambique foi o país mais afectado pelo ciclone Idai, com 468 mortos e 1522 feridos já contabilizados pelas autoridades, que dão conta de mais de 135 mil pessoas a viverem em 159 centros de acolhimento.

As operações de busca e salvamento envolveram cerca de 940 especialistas nacionais e estrangeiros durante 15 dias, segundo dados oficiais.

Das cerca de 800 mil pessoas afectadas, 135.578 foram salvas e abrigadas em centros temporários, 7422 das quais estão em situação vulnerável (grávidas e idosos), segundo o mais recente balanço feito pelas autoridades.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »