Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Desemprego cresce no Brasil e atinge 13,1 milhões de pessoas

Afp

(Afp)

O índice de desemprego subiu a 12,4% no Brasil entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, frente a 12% entre novembro e janeiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados nesta sexta-feira, que também revelam um volume recorde de pessoas em situação de “desalento” – quando desistem de procurar trabalho por falta de oportunidade.

Em fevereiro, 13,1 milhões de pessoas estavam em busca de um emprego, 400 mil a mais que no período concluído em janeiro, segundo o IGBE.

Trata-se do segundo aumento consecutivo deste índice, que estava em baixa ou estável desde abril passado, até janeiro deste ano.

A taxa de desemprego de 12,4% é um pouco menor que a de um antes (dezembro 2017-fevereiro 2018), de 12,6%.

O número de pessoas que desistiram de procurar emprego chegou a 4,9 milhões, um recorde desde o início da série histórica, informou o IBGE.

No trimestre novembro-janeiro, havia 4,7 milhões de pessoas nesta situação.

“Dado que o desemprego chegou neste nível tão alto, isso alimenta o desalento também. Essas pessoas não se veem em condições de procurar trabalho”, explicou o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »