Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola e BM negociam USD 1,2 mil milhões – João Lourenço

(AFP PHOTO/Aamir QURESHI)

Angola está a negociar um novo empréstimo do Banco Mundial (BM) de 1,2 mil milhões de dólares, com uma taxa de juros de 2,5 por cento/ano, anunciou nesta sexta-feira, em Luanda, o presidente do MPLA, João Lourenço.

Ao intervir no acto de abertura da 7ª sessão ordinária do Comité Central do partido, o também Presidente da República explicou que o empréstimo será reembolsado em 30 anos.

Segundo João Lourenço, o financiamento permitirá a execução de projectos nos sectores da energia e água, bem como da protecção social.

A esse empréstimo, informou, será acrescido um outro financiamento do BM, de 1,5 mil milhões de dólares, para apoio à tesouraria angolana.

Em Angola, o Banco Mundial tem, desde 2010, uma carteira de financiamento avaliada em mil milhões, 125 milhões e 70 mil dólares norte-americanos.

O empréstimo está a dar suporte a projectos ligados aos sectores da agricultura, energia, educação, saúde e apoio institucional.

Além do Banco Mundial, Angola está a apostar em fazer recurso a financiamento de instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), com quem assinou, em 2018, um acordo de financiamento de USD 3,7 mil milhões.

O financiamento está a ser canalizado no apoio aos programas de estabilização macroeconómica e diversificação da economia.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »