Portal de Angola
Informação ao minuto

Alunos do Instituto Médio Técnico CEARTE “homenageiam Eduardo Paím”

(Foto enviada pela fonte)

No dia 3 Abril (4ª feira), pelas 18H00, o CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS vai apresentar a peça de teatro Musical em homenagem ao compositor e intérprete EDUARDO PAÍM, promovida pelos alunos do CEARTE.

Segundo uma nota enviada ao Portal de Angola, o musical retracta a vida do consagrado compositor e intérprete, EDUARDO PAÍM, desde a infância, no Congo Brazzaville, onde nasceu e ganhou a primeira guitarra oferecida pela sua mãe, até à fase adulta já em Angola. Desde a adolescência, no grupo “Os Puros”, até à sua carreira a solo. Uma viagem pela realidade do artista, contando o percurso artístico, as perdas e ganhos como artista e como pessoa. Viveu o auge da sua carreira em Portugal, onde conquistou o seu primeiro “Disco de Ouro” com o trabalho “Do Kayaya”.

Eduardo Paím, que sua avó chamava Kambuengo, começou a reproduzir músicas de cariz revolucionário, na adolescência, chamando a atenção de Agostinho Neto, de quem sua mãe era secretária.

Entre os artistas que o influenciaram cita, Teta Landu, Elias dya Kimuezo, Urbano de Castro, David Zé, Artur Nunes, Joy Artur, Taborda Guedes e Tino Dya Kimuezi.

Ficha Técnica

Director artístico: José Teixeira

Texto: José Teixeira

Assessor: Gilberto Kapitango

Director musical: Kizua Gourgel

Produtor: Silva Canganjo

Produtor executivo: Kelson Gourgel

O projecto “Retrato de um Artista” dá a conhecer a vida de artistas, criadores, e humanistas, cujas obras superam os limites do tempo e do espaço. Uma homenagem a artistas vivos, num espectáculo que reúne música, dança, teatro e, artes visuais.

O mentor do projecto foi o estudante do CEARTE, Silva Canganjo Afonso Essindo, que nasceu no Bié e integra o grupo Njila Teatro.

O Director artístico é José Silva Pinto, professor do CEARTE, Director do grupo Miragens e Coordenador do evento “Há Teatro no Camões”.

Curador do projecto é Gilberto Dune Capitango, licenciado em linguística portuguesa pelo ISCED de Luanda. Escritor, artista plástico, curador e professor no CEART e no ISART.

Kizua Gourgel é o assessor de imprensa e Elias Kiaku Domingos Paulo são responsáveis pela produção técnica. Mussy Gougel responde pela comunicação e imagem e Kelson Gougel é o produtor executivo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »