Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Trump anula sanções contra Pyongyang por apreço a Kim Jong Un

O líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente americano Donald Trump apertam as mãos na reunião histórica em Singapura (Afp)

O presidente Donald Trump anunciou nesta sexta-feira o cancelamento das sanções impostas pelo departamento do Tesouro dos Estados Unidos contra duas empresas de navegação chinesas para reforçar a pressão internacional sobre a Coreia do Norte.

“Foi anunciado hoje, por parte do Tesouro dos Estados Unidos, que seriam agregadas sanções em grande escala contra a Coreia do Norte, mas ordenei a retirada destas sanções adicionais”, disse Trump no Twitter.

Ao que parece, o presidente se referia às medidas anunciadas na quinta-feira que visavam duas empresas chinesas acusadas de ajudar a Coreia do Norte de driblar as sanções internacionais destinadas a pressionar Pyongyang para acabar com seu polémico programa de armas nucleares.

Este era o primeiro sinal de pressão desde o encontro entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, em Hanói, há menos de um mês.

Trump, que já havia falado de “amor” pelo líder norte-coreano, parece manter a esperança de que a sólida relação pessoal entre os dois dê frutos.

“O presidente Trump gosta do presidente Kim e não acredita que novas sanções sejam necessárias”, disse a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders.

Adam Schiff, legislador democrata que lidera o comité de inteligência da Câmara de Representantes, criticou Trump por suspender as sanções “impostas ontem e defendidas por seu próprio assessor de segurança nacional, porque “ama” Kim”.

“A ingenuidade tonta é muito perigosa. A grande incompetência e a desordem na Casa Branca estão se agravando”, escreveu Schiff no Twitter.

A China se queixou das sanções argumentando que cumpre todas as resoluções da ONU, e manifestou sua oposição a “qualquer país que imponha sanções unilaterais e assuma uma jurisdição de longo alcance contra qualquer entidade chinesa baseado em suas próprias leis nacionais”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »