Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

SADC condecora heróis do Cuito Cuanavale

Angop

Presidente da Republica Condecora Heróis da Batalha do Cuito Cuanavale (Foto: Gaspar dos Santos)

Diversos heróis da Batalha do Cuito Cuanavale foram condecorados este sábado, na vila com o mesmo nome, província do Cuando Cubango, por terem contribuído para a libertação da África Austral do regime de segregação racial, antes vigente na África do Sul.

Entre os condecorados da batalha de há 31 anos, estão, a título póstumo, o general José Domingos Cordeiro Baptista “Ngueto” (medalha Mérito Militar -1ª classe) e o antigo administrador do Cuito Cuanavale, António Dias (medalha Ordem Civil do 1º grau).

As condecorações estenderam-se entre os vivos, num total de 30 pessoas. Nesse grupo as medalhas foram de Mérito de Segunda e Terceira Classes.

Os representantes da República de Cuba e da Federação Russa, países “intervenientes” na batalha, foram condecorados com a Medalha de Mérito Militar do Primeiro Grau.

Na ocasião, o governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, destacou a concretização do 23 de Março na SADC como Dia de Libertação da África Austral.

Já o presidente do Fórum dos Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale, António Valeriano, também condecorado, realçou o facto da batalha ter alterado a geo-política da África Austral.

A efeméride tem na base o fim da Batalha do Cuito Cuanavale, uma das mais duras da guerra que o país enfrentou. A data é feriado regional na Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »