Portal de Angola
Informação ao minuto

Associação de consumidores leva informação aos comerciantes e vendedores ambulantes

A actividade estava inserida nas festividades do Dia Mundial do Consumidor, que se assinalou a 15 de Março (cedida pela fonte)

Uma campanha de sensibilização sobre os direitos do consumidor decorreu esta semana no mercado do Kikolo, em Luanda, para encorajar os comerciantes e vendedores ambulantes a pautarem por uma conduta adequada no fornecimento de produtos e serviços à população, bem como elucidar melhor os cidadãos os procedimentos de actuação em casos de eventuais irregularidades na relação consumidor e agentes económicos.

Durante a campanha levada a cabo pela Associação Angolana de Ajuda ao Consumidor (AAAC), inserida nas festividades do Dia Mundial do Consumidor, que se assinalou a 15 de Março, os comerciantes e vendedores ambulantes receberam folhetos informativos, onde, dentre outras informações destacam-se as seguintes:

1.º Não venda em lugares sujos ou próximo do lixo;
2.º Não venda um produto com a data de validade caducada;

3.º Não adultere a data de validade dos produtos;
4.º Antes de comprar dos grossistas verifique a data de validade do produto. Se estiver expirado denuncie;

5.º Não venda em locais proibidos pelo Estado;
6.º Forneça a informação clara ao consumidor;

7.º Trate com a devida higiene e cuidados os produtos que vendes;
8.º Cuide bem do meio ambiente que te rodeia, deixe-o sempre limpo.

Instituído pela primeira vez em 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, o Dia Mundial do Consumidor surgiu, inicialmente, como forma de proteger os interesses dos consumidores norte-americanos.

Entretanto, a data viria a ser adoptado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1985, legitimando assim o 15 de Março como o dia mundialmente consagrado ao consumidor.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »