Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

BNA vai avaliar qualidade dos activos de 12 bancos em Abril

Expansão

(Foto: Arquivo Expansão)

No acordo com o FMI estavam previstos serem oito os bancos cujos activos serão avaliados. Objectivo é aferir necessidades de recapitalização.

Afinal serão 12 e não 8 os bancos cujos activos serão alvo de uma avaliação pelo Banco Nacional de Angola (BNA) em Abril, apoiado por peritos externos, avançou esta semana o vice-governador do banco central, Tiago Dias.

Segundo avançou a agência Lusa, as instituições são BAI, BFA, BCI, BPC, BIC, Millennium Atlântico, Sol, BNI, BDA, BCA, Caixa Angola e BE.

Salientando que a avaliação constitui um exercício que se realiza periodicamente para aferir a informação que os bancos comerciais fornecem ao BNA, Manuel Tiago Dias lembrou que o crédito malparado, que atingiu os 30% da dívida à banca a 31 de Dezembro de 2018, tem posto em causa o crédito bancário ao sector privado.

Esta avaliação da qualidade dos activos no quadro da estabilização do sistema financeiro angolano foi acordada com o Fundo Monetário Internacional (FMI), no âmbito do acordo do Programa de Financiamento Ampliado que garante um empréstimo de 3,7 mil milhões USD ao País.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »