Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Chefe da diplomacia dos EUA visita aliados árabes no Médio Oriente

(Reuters)

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, inicia nesta quarta-feira (20), no Kuwait, uma nova turnê pelo Médio Oriente para intensificar o combate dos Estados Unidos contra o Irão, antes de um encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em plena campanha para sua reeleição.

De acordo com a Reuters, o tema central do “diálogo estratégico” previsto com o governo do kuwait é claro e será descortinado nas etapas seguintes de sua viagem. Pompeo viajará para Israel e Líbano.

Trata-se da luta contra a “ameaça que representa a República Islâmica do Irão”, resumiu Pompeo, em conversa com a imprensa.

Neste emirado do Golfo, onde chegou na terça à noite, Pompeo considera que o combate deve ser organizado por meio de uma Aliança Estratégica do Médio Oriente, uma aliança político-militar promovida por Washington para unir os seus aliados árabes contra o Irão.

O seu principal encontro deste primeiro dia de viagem deve acontecer à tarde, em Jerusalém, onde reunir-se-á com Benjamin Netanyahu.

Oficialmente, a visita de Pompeo não está ligada ao tenso contexto eleitoral que reina em Israel.

“Vou a Israel devido à nossa importante relação” e para falar “de temas estratégicos”, tentou justificar Pompeo. “Esta relação conta, sejam quais forem os dirigentes”.

A visita é amplamente interpretada, porém, como um sinal de apoio ao chefe de governo israelita, que aspira renovar o seu mandato nas eleições de 9 de Abril.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »