Portal de Angola
Informação ao minuto

FNLA apela à valorização dos nacionalistas angolanos

A necessidade dos angolanos valorizarem cada vez mais a bravura, coragem e a determinação dos nacionalistas que lutaram para a expulsão do colonialista, foi defendido hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pelo secretário provincial da Frente de Libertação de Angola (FNLA), Luís André.

Segundo avança Angop, o político teceu tais considerações durante um acto de massa, realizado nesta cidade, em alusão ao dia 15 de Março (data que marca o início da expansão da Luta Armada de Libertação Nacional), tendo aproveitado o momento para apelar aos jovens a informarem-se mais sobre o papel dos nacionalistas.

Sublinhou que comemorar a data é um símbolo de reconhecimento daqueles que se distinguiram pela coragem e bravura em prol da defesa do solo pátrio, uma vez que muitos angolanos não tinham noção de que um dia Angola seria libertado do colonialismo.

Lembrou aos presentes que o dia 15 de Março foi ainda marcado com o início do massacre levado a cabo pelos portugueses, aos pastores protestantes e expulsão de missionários acusados de favorecer os nativos que pretendiam libertar Angola.

“Tal prática de massacre levado a cabo pelo colono resultou a morte de centenas deles em várias regiões, com maior realce nos Dembos, Nambuangongo, Cuanza Norte e na fronteira com a actual República Democrática do Congo”, enfatizou.

A efeméride foi instituída a 10 de Agosto de 2018 depois da aprovação, pelo Parlamento Angolano, da Proposta de Lei de Alteração à Lei dos Feriados Nacionais, Locais e Datas de Celebração Nacional.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »