Portal de Angola
Informação ao minuto

EUA preparam caças F-22 para atacarem qualquer lugar do mundo em 24 horas

(© REUTERS / Master Sgt. Kevin J. Gruenwald)

O novo programa da Força Aérea dos EUA prevê manter caças F-22 Raptor em alerta de combate permanente, ou seja, com tripulação, combustível e armas instaladas a bordo e suficientes para efectuar o primeiro ataque num curto período de tempo.

Segundo assegura a Força Aérea dos EUA, citada pela Sputnik, os seus caças F-22 Raptor poderão realizar ataques em qualquer lugar do mundo num período máximo de 24 horas, se for necessário. Tais operações serão realizadas no âmbito do programa Rapid Raptor, relata a Fox News, citando altos responsáveis das Forças Armadas dos EUA.

O plano prevê que quatro caças F-22 devam ser permanentemente mantidos com tripulação, combustível e armas necessárias para lançar o primeiro ataque num prazo máximo de 24 horas. Devido ao uso de tecnologias furtivas e em virtude das tecnologias de combate ar-ar contra alvos inimigos, tais ataques são de particular importância para os F-22 Raptor, asseguram as fontes.

Além disso, a mídia também aponta que os F-22 receberam duas novas armas – os mísseis ar-ar AIM-9X e AIM-120D – que devem garantir o seu “nível óptimo de capacidade letal” durante as operações em questão.

Além de manter o F-22 Raptor pronto para realizar ataques aéreos, a Força Aérea estadunidense também planeja usá-los em ataques de tipo ar-terra. Para esse fim, os F-22 estão equipados com armas especiais, incluindo bombas GBU-32 e GBU-39.

O F-22 é um caça bimotor, de um lugar, produzido pela empresa estatal americana Lockheed Martin. Actualmente a Força Aérea dos EUA conta com 186 veículos deste modelo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »