Portal de Angola
Informação ao minuto

Coreia do Norte ameaça suspender negociações com os EUA

(Photo credit should read STR/AFP/Getty Images)

A Coreia do Norte considera suspender as negociações com os Estados Unidos e pode repensar a proibição de testes nucleares e de mísseis, a menos que Washington faça concessões.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui culpabilizou as principais autoridades dos EUA pelo colapso da cúpula do mês passado em Hanói, entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong Un, escreve a Reuters.

“Não temos a intenção de ceder às exigências dos EUA de nenhuma forma, nem estamos dispostos a participar de negociações desse tipo”, disse Choe a repórteres na capital norte-coreana.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o conselheiro de segurança nacional John Bolton “criaram a atmosfera de hostilidade e desconfiança e, portanto, obstruíram o esforço construtivo de negociações entre os líderes supremos da Coreia do Norte e os Estados Unidos”, explicou.

Kim está pronto para fazer um anúncio oficial em breve sobre a sua posição relativamente as negociações de desnuclearização com os Estados Unidos e as novas ações do Norte, acrescentou.

A responsável disse que Washington abandonou uma oportunidade de ouro na cúpula e avisou que Kim poderia repensar uma moratória sobre lançamentos de mísseis e testes nucleares, informou a agência de notícias Associated Press.

“Quero deixar claro que a posição de gângster dos EUA acabará por colocar a situação em perigo”, avisou, acrescentando que “as relações pessoais entre os dois líderes supremos ainda são boas e a química é misteriosamente maravilhosa”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »