Portal de Angola
Informação ao minuto

Bengo regista novos casos de dengue e chicungunha

Malária no mundo volta a aumentar. 216 milhões de casos foram registados em 2016 (DR)

O Gabinete provincial da Saúde do Bengo notificou, no passado mês de Fevereiro, 13 casos de dengue e 11 de Chicungunha, na localidade do Vale do Paraíso, no município do Dande, o que motivou a realização de uma campanha de sensibilização e combate às referidas doenças e à malária, informa o JA.

A campanha vai decorrer com uma equipa composta por 75 mobilizadores, que vão oferecer também diversos serviços de saúde, desde consultas de clínica geral, pediaria, pré-natal, planeamento familiar, medição de tensão arterial, rastreio de tripanosomíases e shistossomíases, aconselhamento de testagem voluntária, vacinação e outros.

A directora do gabinete provincial da Saúde, Victória Cambunda, disse, no acto de abertura da campanha, que “queremos com este acto mostrar que a província do Bengo tem cumprido com o plano operacional do Ministério da saúde(MINSA), no que concerne à luta antí-vectorial, com o controlo integrado do vector e do parasita, através da distribuição de panfletos, pulverização inra e extra domiciliar e luta antí-larvar.

A governadora do Bengo, Mara Quiosa, aconselha a população a fazer o uso correcto dos mosquiteiros e a ter cuidado com as águas paradas, para evitar contrair doenças.A governante disse que é necessário evitar os charcos e água nas garrafas, queimar o lixo e cortar o capim que cresce ao redor das casas, porque é este ambiente onde o mosquito aproveita para se reproduzir.

Mara Quiosa deu a conhecer que as campanhas de sensibilização vão ser realizadas em todos os municípios da província. “Contamos com o apoio do Gabinete Provincial da Saúde, das administrações municipais, comissões de moradores, autoridades tradicionais, religiosas e também dos militares”.

A governadora da província do Bengo agradeceu e encorajou os jovens voluntários da comunidade, que vão bater as portas ara explicar os cuidados que devem ter para evitar doenças.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »