Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola e Portugal realizam Semana de Ciência

MARIA DO ROSÁRIO SAMBO - MINISTRA DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVACÃO (FOTO: GASPAR DOS SANTOS)

Uma Semana de Ciência entre Angola e Portugal será realizada de 18 a 20 deste mês, nas cidades de Lisboa, Porto e Bragança.

Trata-se da primeira iniciativa do género entre os dois países, que pretendem, com esse passo, estabelecer a interacção entre investigadores angolanos e portugueses.

Outro propósito do encontro, que passará a ter periodicidade anual, é reforçar a rede de cooperação entre as instituições e os investigadores, com a realização de projectos conjuntos de investigação.

A delegação angolana ao encontro será presidida pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Bragança Sambo, devendo integrar ainda o secretário de estado Domingos Neto.

Farão também parte quadros seniores daquele departamento ministerial e docentes, além de investigadores de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas e de investigação científica e de desenvolvimento (IDI), perfazendo 30 integrantes.

Estarão representadas 13 IES e duas IDIs, das províncias de Luanda, Cabinda, Huíla, Benguela, Uíge, Lunda Norte, Malanje, Bengo e Huambo.

Segundo a ministra Maria Bragança Sambo, a Semana de Ciência consta da declaração de intenções no domínio do Ensino Superior Ciência e Tecnologia e Inovação, assinada em Novembro de 2018 aquando da visita do Presidente da República, João Lourenço, a Portugal, para materializar os acordos.

Explicou que a iniciativa representa “um plano de acção de actualização dos acordos já existentes”, para que se materializem no domínio do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

“O ministério tem a responsabilidade de reforçar, encorajar e incentivar eventos do género a este nível. É um erro pensar que se pode alcançar o sucesso de forma isolada”, expressou a governante, em entrevista exclusiva à Angop, cuja íntegra será publicada nos próximos dias.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »