Portal de Angola
Informação ao minuto

Militares da Força Aérea Nacional doam sangue ao hospital do Lobito

Quarenta militares da academia da Força Aérea Nacional e da escola de especialistas de logística do Exército no município do Lobito, na província de Benguela, doaram sangue, esta quarta-feira, à hemoterapia do hospital geral desta região, para ajudar a salvar vidas.

Tendo como objectivo estimular na sociedade a cultura de doação de sangue, de forma voluntária, o gesto dos militares destes dois ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA) enquadra-se na jornada Março-Mulher e permitiu reforçar o hemocentro do Hospital Geral do Lobito com mais 40 unidades de sangue.

Falando à Angop, César Gerente, responsável da hemoterapia, considerou que outros segmentos da sociedade devem seguir o exemplo dos efectivos das FAA, já que o hospital depende de campanhas deste género para ajudar a manter os estoques de sangue.

O enfermeiro não tem dúvidas de que, com as 40 unidades de sangue recebidas, a hemoterapia está mais reforçada para fazer face às necessidades de transfusões realizadas diariamente, sobretudo na Maternidade e Pediatria, seguido dos serviços de cirurgia e bloco operatório.

Segundo o gestor do hemocentro do Lobito, boa parte deste sangue vai servir para atender os doentes com anemia resultante de complicações da gravidez e parto nos serviços de obstetrícia e ginecologia, assim como cirurgia, infecções e insuficiência renal crónica.

“Tínhamos até agora 68 unidades de sangue, graças às doações que recebemos há uma semana de voluntários mobilizados em escolas e igrejas”, disse, reiterando que o Hospital Geral do Lobito vai continuar a sensibilizar doadores voluntários, para que continuem doando sangue e salvando vidas.

Com capacidade instalada para 108 litros no banco de sangue, a hemoterapia do Hospital Geral do Lobito conta com oito técnicos, sendo dois enfermeiros, uma técnica de diagnóstico em análises clínicas e cinco técnicos de enfermagem.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »