Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola Telecom apostada em reaver capital em dívida

ADRIANO MUTEKA - DIRECTOR PROVINCIAL DA ANGOLA TELECOM NO HUAMBO (ANGOP)

A Angola Telecom, empresa pública de telecomunicações, está seriamente apostada este ano, na província do Huambo, em reaver o valor da dívida dos clientes, avaliado em 243 milhões, 525 mil e 168 kwanzas.

O anúncio foi feito, quinta-feira, à ANGOP, pelo seu director local, Adriano Muteka Muholo, a propósito dos 27 anos de existência, assinalados na quinta-feira, confirmando que a dívida perdura 10 anos.

Uma das formas de reaver tal capital, segundo o responsável, passa por negociar com os devedores, a forma de liquidação, exigindo que estes se comprometam documentalmente a cumprir os prazos.

Entretanto, disse que não será possível recuperar todo o valor, uma vez que muitas empresas devedoras já faliram há muitos anos e os seus responsáveis estão incomunicáveis, uma situação que também se aplica em relacção a clientes particulares cujo paradeiro a Angola Telecom desconhece.

Sublinhou que o valor da dívida já foi muito superior em anos anteriores, sendo que, de ano em ano, a empresa tem conseguido, por via do diálogo, fazer com que os seus clientes reduzam o montante por pagar.

Adriano Muteka Muholo espera, também, que o Conselho de Administração da Angola Telecom crie mecanismos jurídico-legais que obriguem os devedores, na sua maioria empresas públicas, a pagarem o que devem.

Em relação aos clientes já falecidos, assim como empresas falidas, Adriano Muteka Muhulo disse que o sistema contabilístico da empresa, através de meios legais, vai retirar os mesmos do sistema, para melhor controlo dos que possuem condições para restituir a dívida.

Actualmente, a empresa pública Angola Telecom possui, nesta província, 2.609 clientes, dos 5.246 controlados até Dezembro de 2017, sendo que 2.637 foram retirados do sistema, de Janeiro de 2018 a Janeiro deste ano, por incumprimento de acordos.

A empresa oferece os serviços de ADSL (internet de banda larga), CDMA (telefone fixo e sem fio) e o serviço convencional (telefone sem fio).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »