Portal de Angola
Informação ao minuto

Presidente português já está em Benguela

Marcelo Rebelo de Sousa (Reuters)

No âmbito da visita de Estado que efectua a Angola, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou às 18h10 de hoje, quinta-feira, ao Aeroporto Internacional da Catumbela, na província de Benguela, onde deverá permanecer por cerca de 24 horas, proveniente da Huíla.

O estadista recebeu cumprimentos de boas vindas do governador provincial, Rui Falcão, demais membros do governo local e de funcionários do Consulado luso.

Segundo a agenda oficial, divulgada pela Angop, durante a sua estada em Benguela, Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se, em privado, com Rui Falcão, e orienta a sessão de encerramento do Fórum Empresarial Angola/Portugal, nesta quinta-feira, no palácio do governador provincial de Benguela, partindo depois para a cidade portuária do Lobito.

Já no Lobito, onde deverá pernoitar, o estadista luso vai visitar ainda na noite desta quinta-feira, a fragata Álvares Cabral, da Marinha Portuguesa, atracada no porto local, e tem agendado um encontro com a comunidade portuguesa residente na província de Benguela.

Na sexta-feira, a agenda do Presidente português prevê uma visita ao Porto do Lobito, bem como às instalações do Caminho de Ferro de Benguela, de onde segue de comboio ao município da Catumbela.

Posteriormente, Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se de automóvel até a cidade de Benguela, sendo agraciado com um almoço oficial pelo governador provincial, com a participação de membros da sua comitiva, entidades governamentais, membros da comunidade portuguesa e demais convidados.

O regresso do Chefe de Estado português e respectiva comitiva a Luanda, acontece a meio da tarde desta sexta-feira.

A província de Benguela, localizada na região centro oeste do país, tem uma população estimada em 2,6 milhões de habitantes e uma área total de 39.826, 83 quadrados, ocupando 3,19 porcento do território nacional.

Alberga o segundo maior parque industrial do país, depois de Luanda, com destaque para a indústria alimentar, ligeira, pesada e de transformação, que abrange o açúcar, o álcool, o peixe, a farinha de milho, as rações para animais, bebidas alcoólicas, fermentadas e espirituosas, têxteis e confecções, a madeira, os mobiliários, a construção e reparação naval, o cimento, dentre outras.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »