Portal de Angola
Informação ao minuto

Vendas da concessionária “valem” 50,1% da facturação

Sede da Sonangol (DR)

Sonangol facturou 8,9 mil milhões USD com a exportação de 126 milhões de barris de petróleo entregues à concessionária pelas operadoras ao abrigo dos Contratos de Partilha de Produção. Ao todo, o grupo registou 17,8 mil milhões USD com a venda de bens e serviços e entregou 1,5 mil milhões USD ao Estado em impostos, avança o Expansão.

As vendas de petróleo bruto da concessionária em 2018 representaram 50,1% dos 17,8 mil milhões USD em proveitos operacionais da Sonangol, que encerrou o ano passado com 3,2 mil milhões USD de resultados positivos antes de juros, impostos e amortizações (EBITDA).

Ao todo, a Sonangol facturou 8,9 mil milhões USD com a exportação de 126 milhões de barris de petróleo que foram entregues à concessionária pelas operadoras ao abrigo dos Contratos de Partilha de Produção (PSA, sigla em inglês), sendo que está obrigada a entregar 95% desse valor aos cofres do Estado. Estes números representam um aumento de 38% face aos 6,5 mil milhões registados em 2017.

A Sonangol terá ficado com 445 milhões USD dos 8,9 mil milhões, uma vez que fica com 5% do valor arrecadado.

Como a função de concessionária foi entregue à nova Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, no âmbito da reformulação do sector, o registo destas vendas deixa de ser feito pela Sonangol que, no entanto, irá receber um fee pela venda do petróleo entregue à nova concessionária.

Quanto à exportação de petróleo bruto dos blocos onde tem participações, a Sonangol registou 5,1 mil milhões USD com a venda de 72,0 milhões de barris em 2018, um aumento de 21% face aos 4,2 mil milhões USD de 2017 registados com a venda de 78,9 milhões de barris.

Os dados foram revelados esta semana numa conferência de imprensa para balanço das actividades desenvolvidas em 2018, que assinalam o 43.º aniversário da petrolífera. O presidente do conselho de administração, Carlos Saturnino que indicou que as vendas e prestação de serviços do grupo Sonangol, em 2018, rondou os 17,8 mil milhões USD, representando um aumento de 1,7% face aos 17,5 mil milhões registados em 2017.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »