Portal de Angola
Informação ao minuto

Navio da Marinha Portuguesa atraca no porto do Lobito

AVIO DE GUERRA PORTUGUÊS (ARQUIVO) (FOTO: NELSON MALAMBA)

A fragata Álvares Cabral, da Marinha Portuguesa, atracou hoje (quarta-feira) no Porto do Lobito, na província de Benguela, no âmbito da missão “Mar Aberto”, que visa a participação de Portugal no esforço internacional do reforço da segurança marítima no golfo da Guiné.

A Angop apurou que na quinta-feira, o comandante da missão Mar Aberto, capitão-de-mar-e-guerra Nuno Noronha Bragança e outros oficiais portugueses farão uma recepção ao Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em apoio à visita do estadista português ao Lobito, e nomeadamente ao porto local, estando ainda previstos contactos com o comando da Base Naval Sul, da Marinha de Guerra Angolana, na região.

Segundo a oficial de relações públicas, primeiro-tenente Catarina Rolo, o programa inclui uma visita de oficiais e cadetes da Base Naval do Lobito à fragata Álvares Cabral e, no sentido inverso, de oficiais e marinheiros portugueses àquela unidade da Marinha Angolana, no âmbito da cooperação técnico-militar com os países da CPLP.

Logo após a chegada ao porto do Lobito, o capitão-de-mar-e-guerra Nuno Noronha Bragança foi recebido pelo administrador municipal do Lobito e pelo presidente do Conselho de Administração da empresa portuária, Nelson da Conceição e Agostinho Felizardo, respectivamente. Depois, partiram para cidade de Benguela, para um encontro com o governador provincial, Rui Falcão.

A embarcação, com 115,9 metros de comprimento e 14,8 de largura, é proveniente de São Tomé e Príncipe, com uma passagem terça-feira, por Luanda, onde efectuou exercícios militares de mergulho com cadetes da Marinha Angolana, no âmbito da cooperação militar entre Portugal e Angola.

Além dos países da CPLP, a missão Mar Aberto tem programadas actividades técnico-militares e de acções diplomáticas também na Costa do Marfim e no Gabão, para onde a fragata Álvares Cabral segue, depois de Angola.

A fragata saiu de Lisboa a 22 de Janeiro, com 156 elementos a bordo, dos quais 25 mulheres, tendo já passado por Cabo Verde e Camarões.

A chegada a Portugal está prevista para 6 de Abril.

Ao serviço da Marinha Portuguesa desde 1991, o navio de guerra Álvares Cabral foi lançado ao mar a 6 de Junho de 1990.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »