Portal de Angola
Informação ao minuto

Jeff Bezos é o mais rico do mundo pelo segundo ano consecutivo

Mercado

(Arquivo) O fundador da Amazon, Jeff Bezos (afp)

Segundo a “Forbes” há 2.153 multimilionários no mundo, menos 55 do que em 2018. Somando o património de todos, encontra-se um produto total de 8,7 biliões de dólares, o que representa um decréscimo de 400 mil milhões de dólares face a 2018. Bezos, Bill Gates e Warren Buffet estão no topo da lista.

Jeff Bezos é dono do jornal norte-americano “The Washington Post” e da empresa aeroespacial Blue Origin, famosa por estar a desenvolver um foguetão para voos comerciais, mas é a Amazon a sua galinha dos ovos de ouro, ainda que este apenas detenha uma participação de 16%.

Em 2018, a Amazon aumentou a sua receita para 230 mil milhões de dólares e obteve um lucro líquido de 10 mil milhões de dólares, um valor muito acima dos 3 mil milhões de dólares.

O que difere entre o ranking da Forbes de 2018 para 2019, é que Jeff Bezos não obtém o título de maior multimilionário sozinho. A sua família também é considerada, o que se explicará pelo facto do empresário ter-se divorciado no início deste ano. A sua ex-mulher, Mackenzie teria direito, segundo a lei do Estado de Washington, a metade dos bens de Jeff Bezos.

Após 25 anos de matrimónio e de vida em comum o divórcio surgiu, mas os termos da divisão de bens não é conhecida.

Logo atrás de Bezos e sua família, surgem Bill Gates (96,5 mil milhões de dólares) e Warren Buffet (82,5 mil milhões de dólares). A primeira mulher a surgir na lista da “Forbes” é Françoise Bettencourt Meyers, a par da sua família, na posição 15.

Aquela que é a mulher mais rica do mundo é neta do fundador da L’Oreal, tendo na sua posse 33% das acções da empresa que registou o seu melhor crescimento de vendas nos últimos dez anos, em 2018. Françoise Bettencourt Meyers é directora da holding familiar.

A multimilionária mais jovem do mundo, para a “Forbes”, por sua vez, é Kylie Jenner, 21 anos, que surge na posição 2057, com uma fortuna avaliada em mil milhões de dólares. Membro da famosa família norte-americana Kardashian-Jenner, Kylie tem negócios na área da cosmética e retalho, além de ser uma das personalidades mais seguidas e rentáveis no mundo das redes sociais e de ter alguns trabalhos como modelo.

A personalidade multimilionária mais velha do mundo é o chinês Chang Yun Chung, 100 anos, que surge na posição 1116. Chung é co-fundador da Pacific International Lines, uma empresa cinquentenária que gere uma frota de mais de 150 navios.

Multimilionários em decréscimo

A revista norte-americana apresenta um conjunto de conclusões sobre o mundo dos multimilionários a reflectir: pela segunda vez em dez anos, o número de multimilionários e o total da sua riqueza decresceu – 11% (a maior percentagem desde 2009) dos integrantes da lista de 2018 não estão presentes no ranking de 2019. De acordo com a publicação, há actualmente 2.153 multimilionários no mundo, menos 55 do que há um ano.

Somando o património de todos encontra-se um produto total de 8,7 biliões de dólares, o que representa um decréscimo de 400 mil milhões de dólares face a 2018.

O número de multimilionários está a decrescer e, de acordo com a “Forbes”, as regiões da Ásia oriental e do sudeste asiático foi a que mais perdeu – 60 multimilionários ao todo. Só a China viu 49 pessoas perderem o estatuto de multimilionário. Europa, Médio Oriente e África também perderam participação no ranking. As Américas – com destaque para o Brasil – e os Estados Unidos foram as duas regiões em que o número de bilionários aumentou na comparação com o ano passado.

Conheça o top10 da Forbes:

1 – Jeff Bezos e família (131 mil milhões de dólares)

2 – Bill Gates (96,5 mil milhões de dólares)

3 – Warren Buffet (82,5 mil milhões de dólares)

4 – Bernard Arnault e família (76 mil milhões de dólares)

5 – Carlos Slim Helu e família (64 mil milhões de dólares)

6 – Amancio Ortega (62,7 mil milhões de dólares)

7 – Larry Ellison (62,5 mil milhões de dólares)

8 – Mark Zuckerberg (62,3 mil milhões de dólares)

9 – Michael Bloomberg (55,5 mil milhões de dólares)

10 – Larry Page (50,8 mil milhões de dólares)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »